Powered By Blogger

sábado, 18 de outubro de 2014

METADE DOS DEPUTADOS FOI VEREADOR.

ELEITOS NESTE ANO
fonte:dn/cbm

Alguns deputados já estão exercendo mandato no Legislativo municipal ou estadual há quase três décadas

Image-0-Artigo-1723478-1
José Sarto foi eleito vereador de Fortaleza pela primeira vez em 1988, enquanto Nelson Martins exerceu o mesmo cargo em 1996
FOTO: HELOSA ARAÚJO
A composição da Assembleia Legislativa para os próximos quatro anos será renovada em até 52% com a chegada de novos deputados. Porém, quase metade dos parlamentares eleitos para a próxima legislatura é formada por políticos que já tiveram mandatos eletivos como vereadores no passado, muitos dos quais acabam se perpetuando no Poder Legislativo.
Os deputados Carlomano Marques (PMDB), José Sarto (PROS), Ferreira Aragão (PDT), Heitor Férrer (PDT), João Jaime (DEM), Lucilvio Girão (SD), Roberto Mesquita (PV), Sérgio Aguiar (PROS) e Tin Gomes (PHS) têm em comum o êxito na campanha deste ano com a reeleição de seus mandatos, assim como o desejo de se manter presentes no Legislativo cearense pelos próximos anos.
O peemedebista Carlomano Marques, por exemplo, iniciou sua carreira política no ano de 1988 como vereador de Fortaleza, filiado ao PDS. Desde então, dedicou-se apenas às disputas eleitorais para o Legislativo do Ceará. No mesmo ano, José Sarto foi eleito vereador da Capital cearense pela primeira vez e foi reconduzido em 1992, quando foi eleito presidente da Câmara Municipal de Fortaleza.
Atualmente integrante do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), José Sarto está há quase três décadas nos corredores do Poder Legislativo, assim como Heitor Férrer, que foi eleito vereador também em 1988, quando cumpriu três mandatos para depois se dedicar ao Legislativo estadual.
Vereadores
Lucilvio Girão e João Jaime também foram eleitos vereadores antes dos mandatos eletivos para a Assembleia Legislativa. O pedetista Ferreira Aragão foi eleito vereador de Fortaleza em 2004 e depois disputou uma cadeira no Legislativo cearense.

Roberto Mesquita foi reeleito pela primeira vez deputado estadual neste ano. Ele iniciou carreira política em 2008, quando recebeu nove mil votos para a Câmara Municipal de Fortaleza. Em 1992, Sérgio Aguiar se elegeu vereador do município de Camocim e, logo no primeiro ano de mandato, foi escolhido presidente da Casa. Tin Gomes também foi vereador da Câmara Municipal da Capital cearense.
Dos 24 novos parlamentares que iniciarão mandato parlamentar a partir do próximo ano na Assembleia Legislativa, quatro deles não são neófitos e já conhecem o funcionamento de uma casa legislativa. Capitão Wagner (PR), o deputado estadual mais bem votado, além de ter sido deputado por quatro meses, foi eleito vereador da Capital em 2012.
Já o atual presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante (PMDB), é conhecedor dos trâmites legislativos e vem sendo eleito vereador desde o ano de 1996, ainda na gestão do ex-prefeito da Capital Juraci Magalhães.
O deputado eleito Audic Mota (PMDB) foi vereador de Tauá e presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), enquanto Tomaz Holanda (PPS) já foi suplente de vereador da Câmara Municipal de Fortaleza.
Reeleição
Na atual composição da Assembleia Legislativa, dos 46 parlamentares, pelo menos 17 já foram vereadores em legislaturas passadas. Adicionados os quatro novos deputados eleitos que já tiveram mandato como vereador em outras legislaturas, o número sobe para 21, dos quais nove tentaram reeleição e conseguiram foram eleitos para novo mandato.
Um desses deputados se candidatou a deputado federal e se elegeu; outro disputou o Governo do Estado e perdeu. Três dos deputados que já foram vereadores no passado não concorreram a nada e três não conseguiram se reeleger.
O deputado Augustinho Moreira (PV) não concorreu a nenhum cargo e preferiu ajudar a campanha de Tin Gomes (PHS) para a reeleição, assim como a de Adail Carneiro (PHS) para deputado federal.
Augustinho Moreira é filho de ex-vereador e seguiu os passos do pai, entrando na política no ano 2000, quando foi eleito pelo PPB, com 10 mil votos, sendo reeleito em 2004 pelo PSDB, com 12 mil votos. Em 2006, com 21 mil votos, e já no Partido Verde, conseguiu se eleger deputado estadual pela primeira vez.
Petista tradicional, o deputado Nelson Martins, que exercia o cargo de secretário do Desenvolvimento Agrário, foi outro que preferiu não se candidatar a qualquer cargo eletivo. Ele foi vereador de Fortaleza, em 1996, sendo reeleito em 2000, quando obteve mais de 10 mil votos.
Com carreira política desde a década de 1980, quando foi eleito vereador de Marco, Rogério Aguiar (PSD) também optou por não tentar reeleição. Eliane Novais (PSB), por sua vez, se elegeu vereadora uma única vez, em 2008, quando obteve 10 mil votos, sendo a mulher mais votada naquele ano. Dois anos depois, decidiu se candidatar a deputada estadual e, neste ano, se candidatou a governadora do Estado, ficando em terceiro lugar entre os quatro postulantes.
Municipal
O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) foi eleito vereador em 2000 e em 2004, conquistando pouco mais de 5 mil votos nas duas disputas. Para este ano, ele não teve a votação necessária para se eleger deputado mais uma vez, assim como Mário Hélio (PMN), que foi vereador de Fortaleza em 2004 e 2008. Na primeira tentativa para o Legislativo Municipal, Hélio obteve 5 mil votos e 9,8 mil na segunda.
Vereador de Fortaleza durante quatro mandatos, Paulo Facó (PTdoB) quis alçar voos mais altos em 2010 e decidiu disputar uma vaga para a Assembleia Legislativa. Conseguiu se eleger deputado estadual, mas no pleito deste ano, ao tentar uma vaga na Câmara Federal, não conseguiu o mesmo êxito.
Deputado federal eleito neste ano, Ronaldo Martins (PRB) também iniciou a carreira política como vereador, no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, em 2000, quando precisou de apenas 1,4 mil votos para se eleger vereador daquela cidade.
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=5669510864186122807

Nenhum comentário: