Powered By Blogger

sábado, 11 de outubro de 2014

MISSA DO VAQUEIRO ATRAI 1.500 SERTANEJOS A CANINDÉ NO CEARÁ.

ROMARIA
Antônio Carlos Alves | CBM

Na 44ª edição da cerimônia religiosa, 1.500 vaqueiros percorreram 7 km para celebrar São Francisco das Chagas

Vaqueiro
Cavalgada marca Missa do Vaqueiro em Canindé Foto: Antônio Carlos Alves
As montarias, gibões, chapéus de couro, o som dos chocalhos, das batidas das ferramentas implantadas nos cascos dos cavalos, aboios, repentes e músicas do inesquecível Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, marcaram a 44ª Missa do Vaqueiro celebrada pelo pároco e reitor Frei João Amilton dos Santos.
Participaram da cerimônia em homenagem aSão Francisco das Chagas, 1.500 vaqueiros de vários municípios do Estado do Ceará, que percorreram 7 quilômetros até o local da celebração, a Igreja de São Pedro no bairro do Alto do Moinho. Para o Presidente daAssociação dos Vaqueiros José Curdulino, a festa representa a manutenção de um cultura de pai para filho. Este ano, as crianças foram as responsáveis pelo ofertório da Santa Missa.

Após a Santa Missa, um almoço foi servido aos participantes no Parque de Exposição Francisco Diassis Bessa Xavier. A Cavalaria da Polícia Militar coordenou todo o percurso, acompanhada da Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Estadual. Uma equipe de TV de São Paulo inclusive gravou documentário mostrando a saga do vaqueiro no sertão nordestino.
No próximo ano, quando a Basílica de São Francisco completar 100 anos, a 45ª Missa do Vaqueiro vai prestar uma grande homenagem ao maior ícone religioso da cidade.
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=5094662959992204492

Nenhum comentário: