Powered By Blogger

domingo, 28 de dezembro de 2014

INCÊNDIO EM 'FERRY' ITALIANO DEIXA UM MORTO; RESGATE CONTINUA.


Mau tempo tem dificultado os trabalhos de resgate.
Barco tinha partido de Patras, na Grécia, com destino à Itália.

Do G1, em São Paulo

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida neste domingo (28) no incêndio do ferry italiano "Norman Atlantic", que partiu de Patras (Grécia) com destino à Itália através de Igumenitsa com 478 pessoas a bordo, informam as agências Associated Press e France Presse.

Segundo um porta-voz do ministério grego da Marinha, a vítima é um homem, mas suas identidade e nacionalidade não foram divulgadas.
As equipes de salvamento trabalham contra o relógio para concluir, se for possível, a operação antes de anoitecer. Os serviços de resgate já conseguiram retirar 131 das 478 pessoas que estavam a bordo do ferry, informou a guarda litorânea grega, de acordo com a Efe. A AFP diz que 150 pessoas conseguiram embarcar em um bote salva-vidas. Embarcações gregas e italianas e helicópteros tentam resgatá-las.

Barco tinha partido de Patras, na Grécia, com destino à Itália (Foto: SKAI TV Station/AP)Barco tinha partido de Patras, na Grécia, com destino à Itália (Foto: SKAI TV Station/AP)
Arte ferry italiano que pegou fogo na Grécia V2 (Foto: G1)
Do total de resgatados, "40 pessoas estão a bordo do navio 'Aby Jeanette', 49 a bordo do 'Spirit of Pireus' e 14 no 'Cruise Europa'. Outros oito passageiros foram transferidos para (a cidade italiana de) Lecce", declarou o porta-voz dos guarda-costeira helenos, Nikolaos Lagadianos.
Por enquanto não há detalhes sobre como foram resgatados os outros passageiros.
Um jornalista grego que está a bordo do "Cruise Europa", uma das sete embarcações que estão protegendo o "Norman Atlantic", disse ao canal "SKAI" que outro navio continua lançando água contra a embarcação incendiada, que o fogo perdeu força e a situação meteorológica melhorou.
O incêndio começou em torno das 2h (locais) e suas causas ainda são desconhecidas, apesar de a maior suspeita ser ele ter começado na garagem e ter se expandido com rapidez por toda a embarcação.
Potentes ventos de até força 10 na escala de Beaufort, além de granizo e fortes chuvas, dificultaram os trabalhos de resgate.
Ferry Norman Atlantic, que partiu de Patras (Grécia) rumo a Ancona (Itália) pega fogo neste domingo (8) (Foto: AP Photo/SKAI TV Station)Ferry Norman Atlantic, que partiu de Patras (Grécia)
rumo a Ancona (Itália) pega fogo neste domingo (8)
(Foto: AP Photo/SKAI TV Station)
'Nossos sapatos começaram a derreter'
A bordo viajavam principalmente gregos (268), turcos (54), italianos (44), albaneses (22), alemães (18), suíços (10) e franceses (9), mas também havia russos, austríacos, britânicos e holandeses.
Alguns passageiros que conversaram por telefone com os meios de comunicação gregos pareciam menos assustados com o fogo, informando sobre chamas "que diminuem", do que por sua perigosa situação em meio ao mar agitado.
"Todos estamos na ponte, estamos molhados, temos frio, tossimos por causa da fumaça, há mulheres, crianças e idosos", indicou à rede de televisão "Mega TV", com voz cansada, o passageiro Giorgos Styliaras.
"Nossos sapatos começaram a derreter na cabine de recepção", declarou à televisão outro passageiro.
A companhia Anek não se pronunciou até o meio-dia, quando divulgou um breve comunicado no qual explicava de forma sucinta os acontecimentos, acrescentando que a evacuação seguia em andamento.
O "Norman Atlantic", propriedade da empresa italiana Visemar di Navigazione, foi construído em 2009, mede 186 metros de comprimento e pode receber 492 passageiros, segundo sites especializados. Portanto, no momento do acidente estava com sua capacidade quase completa.
O primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, e seu colega italiano, Matteo Renzi, estão em contato permanente, indicou a porta-voz de Samaras.
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=342247176814253077

Nenhum comentário: