Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O GOVERNADOR DO CEARÁ CID GOMES PERCORRE TRECHO DA ADUTORA EM CANINDÉ-CE.


FESTA NO SERTÃO
fonte:dsc/cbm
Image-0-Artigo-1765398-1
Para os moradores dos municípios de Canindé e Caridade, a inauguração da obra significa o retorno da água às torneiras
FOTO: ANTONIO CARLOS ALVES
Canindé. Depois de mais de cinco horas de atraso, o governador Cid Gomes; o prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo; e Simone Tavares, gestora de Caridade, entregaram oficialmente à população dos dois municípios, no início da noite de ontem, a Adutora de Montagem Rápida (AMR). Com 54,2 Km extensão, a obra já fornece água para as cidades de Canindé e Caridade, no Sertão Central.
O empreendimento, que conduz água do açude General Sampaio para os dois municípios, e beneficia cerca 58 mil cearenses, custou R$ 22.107.479,00. Foram 150 dias de trabalho para conclusão dos serviços.
O secretário de Recursos Hídricos, Rennys Frota, e o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Antônio Treze de Melo Lima, participaram da solenidade.

A solenidade, que prometia ser um ato de solidariedade de Natal para as famílias que enfrentam uma das maiores secas dos últimos tempos, transformou-se em palanque político, onde representantes das duas prefeituras disputavam a simpatia do governador que se despede de seu mandato. Bonés, redes e a água que deveriam ter chegado em forma de ajuda para os pobres, sobraram para os políticos, cabos eleitorais e seus ajudantes.
Promessa
Indiferente ao que acontecia na localidade de São Domingos, dona Maria Tereza logo cedo rezava seu terço em agradecimento por não ter faltado água na festa de São Francisco em Canindé neste ano. A reportagem do Diário do Nordeste, encontrou a devota, às 15 horas, em sua residência, na localidade de Sítio Umari, com um terço e uma garrafa com a água já tratada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Canindé. "Pedi muito a São Francisco não deixar faltar água na cidade durante a romaria e tudo deu certo, por isso estou pagando minha promessa. Na volta a Canindé, encontramos dona Tereza ascendendo velas no mesmo local. "Moço estou fazendo o certo. São Francisco é nosso pai", disse.
A Adutora de Montagem Rápida faz parte da terceira fase do Programa Cearense de Adutoras, projeto que já investiu quase R$200 milhões com a construção desse tipo de equipamento. Nesta etapa se encontram em execução seis que juntas totalizam 417,1 Km de extensão. O benefício chegará para mais de 273 mil cearenses.
O engenheiro sanitarista e ambiental do SAAE Canindé, Elias Teixeira, liberou, no último sábado o cronograma de distribuição de água da adutora de General Sampaio.
O setor Leste, que compreende Centro, Alto Guaramiranga e Palestina, é o primeiro a ser beneficiado. Os moradores dos bairros Campanha de Ajuda ao Nordeste (CAN), Monte, "S", Canindezinho, Cachoeira da Pasta e Santa Luzia, no setor Oeste, já utilizaram o precioso líquido da adutora. Nesta segunda-feira, estão recebendo atendimento as áreas Sul e Norte, na região de João Paulo II, São Matheus, Bela Vista, Conjunto Habitacional Milton Monteiro, Campinas e Boa Vista.
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/src=header

Nenhum comentário: