Powered By Blogger

domingo, 3 de maio de 2015

CASA DAS ARTES QUALIFICA PARA INSCRIÇÕES NO EDITAL DE BOLSAS ARTÍSTICAS.

Ao longo do mês de março, a Casa das Artes da Fundação Cultural do Pará (FCP), oferece palestras gratuitas voltadas para a orientação e aperfeiçoamento de artistas, pesquisadores e produtores culturais do Estado. O objetivo é preparar esse público para elaboração de projetos voltados às novas categorias do Concurso de Bolsas de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística 2015.

55055_146211
A ação será dividida em três palestras destinadas a públicos específicos. A primeira será para quem deseja inscrever-se na categoria “Moda”, sendo realizada nesta quarta-feira, dia 11, das 15h às 17h, no auditório da Casa das Artes (Antigo IAP). Na ocasião, estarão presentes: Fernando Hage, coordenador e professor de Moda da Universidade da Amazônia (Unama); Grazi Ribeiro, professora de Moda da Faculdade Estácio/FAP; e Yorrana Maia, também professora de Moda da Unama.
Os profissionais convidados participarão de um bate-papo sobre moda e arte, com o propósito de provocar o público a contribuir com ideias, esclarecer dúvidas sobre os projetos que se encaixam nesta categoria, regras, procedimentos e itens primordiais que devem constar no dossiê de inscrição para o concurso de bolsas. Não será necessário realizar nenhum tipo de inscrição para participar da palestra, ela será gratuita e de aceso livre. Da mesma forma se dará as outras duas palestras.
Na quarta-feira, 18, será realizada a palestra para quem deseja inscrever projetos na categoria Design. O evento será das 15h às 17h, no auditório da Casa das Artes, e contará com a participação confirmada de Maécio Monteiro, artista engajando na criação e experimentação em design, conhecido pelo projeto “Dingbatuques”; o designer Teodoro Negrão, recém-premiado pelo concurso de bolsas com o projeto “Jóias Orgânicas: Um jogo de peso e força no caminho do diabo”; e Júnior Oliveira, membro do setor de Artes Visuais da Casa das Artes.

A última palestra será na segunda-feira, dia 16, abordando projetos voltados para a Gastronomia. O encontro será das 15h às 17h, no auditório da Casa das Artes, com a participação de Solange Sabóia, da 2+1 Produções Gastronômicas; Joana Martins, coordenadora do Instituto Paulo Martins de gastronomia; o chef Thiago Castanho, do restaurante Remanso do Bosque; e Ivie Maneschy, da empresa de doces Tia Mariazinha, recém-chegada a Belém.
No ano de 2014 não houve grande demanda de projetos relacionados às novas áreas contempladas pelo Edital de Bolsas e apenas a área de Design teve projetos selecionados. Por esse motivo, a Fundação Cultural do Pará (FCP) está propondo diálogo entre os profissionais destas categorias. É uma forma de incentivo, de aperfeiçoamento e de maiores oportunidades para que novos nomes surjam dentro destas linguagens artísticas.
INSCRIÇÕES PARA BOLSAS ARTÍSTICAS FORAM PRORROGADAS
O prazo para inscrições para a Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística 2015 foi prorrogado para o dia 22 de abril de 2015. O concurso oferece 30 bolsas no valor de R$ 18 mil cada, distribuídas igualmente entre as artes cênicas e musicais, plásticas e audiovisuais, literárias e de expressão de identidade, além de linguagens derivadas destas, como moda, design, circo, gastronomia, entre outras. As inscrições são gratuitas.
Esta é a 14ª edição do incentivo para artistas e produtores locais, cujo objetivo é aprimorar e fortalecer a produção artística do Estado. As bolsas são destinadas a todas as formas de manifestação artística, sejam elas ligadas à cultura popular, erudita ou de identidade. Por meio deste programa, a Fundação Cultural do Pará (FCP) vai investir R$ 540 mil em projetos culturais em todo o estado.
Das bolsas ofertadas, 50% estão destinadas a projetos desenvolvidos na capital, 40% para o interior do estado e 10% reservadas a candidatos portadores de necessidades especiais. É fundamental que o projeto inscrito seja realizado no Pará. As inscrições devem ser feitas com o uso de pseudônimos, de forma a garantir a idoneidade do certame.
O edital contendo todas as informações sobre prazos de inscrição, desembolso de parcelas e seleção dos projetos, assim como formulário de apresentação, descrições a respeito das categorias e formas de pesquisa, está disponível no site da FCP (www.fcp.pa.gov.br). A entrega dos documentos e da ficha de inscrição deve ser feita na Casa das Artes (Antigo IAP). Mais Informações: (91) 3202-4391.
SERVIÇO
Palestras de Orientação: Bolsas Artísticas 2015
Quando: Moda (11/03); Gastronomia (16/03) e Design (18/03)
Horário: das 15h às 17h
Onde: Auditório da Casa das Artes (antigo IAP)
Endereço: Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica – Nazaré)
Entrada franca
Mais informações: (91) 3202-4391 (Ascom/FCP)
Site: www.fcp.pa.gov.br
Com informações da Agência Pará 

Nenhum comentário: