Powered By Blogger

terça-feira, 19 de maio de 2015

MPF-CE RELATA PROBLEMAS NA SAÚDE EM FORTALEZA E COBRA SOLUÇÃO.


MPF considera ação judicial se problemas não forem sanados.
Representantes do município relatam medidas para resolver problemas.


Do G1 CE
Resultado de imagem para imagens do ministério público federal do ceará
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) vai manter o acompanhamento regular do funcionamento do Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza,  na expectativa de que os problemas identificados em relatório sejam resolvidos pela Prefeitura de Fortaleza. Se isso não ocorrer, a questão será alvo de uma Ação Civil Pública (ACP), de acordo com o procurador da República Francisco Macedo. Na tarde desta terça-feira (19), os problemas do IJF foram discutidos em reunião convocada pelo procurador, com representantes da administração municipal, do IJF e do Ministério da Saúde.
Entre os problemas identificados em auditoria realizada Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) realizada ainda em julho de 2014, o procurador Macedo Filho pediu a resolução de problemas como o atendimento de pacientes em pós-operatórios realizados em macas instaladas no corredor do IJF, o serviço de diagnóstico por imagem funcionando em condições insatisfatórias, prontuários de pacientes internados no setor de urgência e emergência com registros incompletos, equipamentos e materiais insuficientes para leitos de retaguarda, entre outros.

Durante a reunião, o procurador também citou relatos noticiados pela imprensa de que pessoas estariam internadas nos corredores do hospital devido à falta de leitos, além de um paciente ter sido atendido no chão da sala de reanimação da unidade hospitalar. A Secretária de Saúde do Município, Maria do Perpétuo Socorro Martins, reconheceu que há problemas, mas não com a gravidade que estão sendo apresentados pela imprensa.
Para resolver as deficiências no atendimento, a secretária ressaltou a realização de concurso público para a contratação de 110 médicos para a rede municipal de saúde, o aumento da contratação de leitos de suporte e a reforma e ampliação dos Frotinhas de Messejana, Parangaba e Antônio Bezerra. De acordo com o MPF, o concurso público anunciado pelo prefeito já é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta  (TAC) firmado ainda no ano passado entre a Procuradoria e a administração municipal.
Além da Secretária de Saúde de Fortaleza, participaram da reunião na sede da Procuradoria Geral da República, o presidente do IJF,  Francisco Walter Frota de Paiva, o procurador-geral do município, José Leite Jucá, e a chefe do Serviço de Auditoria do Ministério da Saúde no Ceará, Maria do Socorro Pinto Brígido.

Nenhum comentário: