Powered By Blogger

domingo, 28 de junho de 2015

POLÍCIA MILITAR DE PARNAÍBA-PI, CONTARÁ COM SISTEMA DE RÁDIO DIGITAL

Como parte da primeira etapa de instalação do novo sistema de comunicação da Polícia Militar em Parnaíba, o sub-diretor de telemática da PM-PI, tenente-coronel Edvaldo Santos, juntamente com sua equipe e o engenheiro da empresa responsável pela tecnologia, estiveram no litoral do Piauí já realizando as primeiras ações para a implantação do sistema de rádio digital criptografado.
De acordo com informações, esta primeira etapa consiste na realização de um estudo para a escolha do local onde serão instalados os equipamentos que ficarão responsáveis por transmitir o sinal. A Central de Operações da Polícia Militar (COPOM) continuará sediada no quartel do 2º Batalhão Major Osmar, transmitindo as mensagens para uma repetidora que repassará, por sua vez, o sinal para os rádios das viaturas e dos policiais.
“Iremos trazer o sistema de rádio que já existe na capital. Com este rádio digital, estaremos melhorando a amplitude e a qualidade, e diminuindo as interferências. Com isso, faremos com que a instituição tenha uma maior comunicação dentro da área de atuação”, explicou o sub-diretor de telemática da Polícia Militar do Piauí, tenente-coronel Edvaldo Santos.
A implantação completa do sistema está orçada em quase R$ 7 milhões. E Parnaíba é a primeira cidade do interior do Piauí, depois de Teresina, a ser beneficiada com a inovação. O que para o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, major Adriano de Lucena, trará à tona a possibilidade de uma unificação das centrais de regulação de todos os órgãos de segurança.
“Um equipamento como esse vai fazer com que em um curto intervalo de tempo, possamos integrar a comunicação entre a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros, a própria Polícia Militar. Ou seja, todos os órgãos que irão trabalhar em prol da sociedade na segurança pública, terão a garantia de estarem se comunicando sem interferências de agentes externos”, ponderou o major Adriano de Lucena.
O comandante do 2º BPM destaca ainda a preocupação por parte do Governo do Estado do Piauí em garantir melhorias no trabalho para seus servidores. “É uma importância muito grande, pois estaremos estabelecendo uma qualidade maior aos serviços da Polícia Militar em Parnaíba. Esse é um apoio dado pelo nosso comandante geral, coronel Carlos Augusto, pelo Governo do Piauí, demonstrando assim a preocupação com a segurança pública e com a qualidade dos meios oferecidos ao policial militar para que ele desenvolva sua capacidade de resposta à população”, disse.
Ainda participaram da visita à Parnaíba, o diretor de Telecom da Polícia Militar, capitão Danilo Palhano; o analista de sistemas da PM-PI, soldado Pinheiro; e o engenheiro da Motorola, Maurício Nita. Além desta novidade do rádio digital, também foi anunciada a criação de um sistema de “Gestão de Informações” que trará mais agilidade às informações da central de regulação do 2º BPM. A tecnologia também já é utilizada em Teresina e possibilitará a precisão na divulgação de dados estatísticos das ações do batalhão.
Por Kairo Amaral/meio norte

Nenhum comentário: