Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

PRÉDIO DO ANTIGO COLÉGIO CEARENSE É TOMBADO PELO PATRIMÔNIO ESTADUAL.


Colégio Marista Cearense chegou a ter 5,2 mil alunos nos anos 80.
Prédio completou 100 anos em 2014 e já é tombado pela Prefeitura.

Do G1 CE
Colégio Marista Cearense terá prédio tombado pela prefeitura de Fortaleza (Foto: Agência Diário)Prédio tombado do antigo Colégio Cearense já foi
tombado pela prefeitura de Fortaleza
Em decisão unânime, os integrantes do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural doCeará (Coepa) decidiram, nesta quarta-feira (19),  pelo tombamento do prédio onde por décadas funcionou o Colégio Marista Cearense. Atualmente, o imóvel é sede de um dos campi da Faculdade Estácio FIC, proprietária do terreno.
Para tomar a decisão, os conselheiros - avaliaram os aspectos arquitetônicos, históricos e culturais que perpassam a história da edificação. Localizado na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Fortaleza, o Colégio Cearense chegou a abrigar 5,2 mil alunos na década de 70, deixando de funcionar em 2007, após 90 anos de atividade. O prédio completou 100 anos em 2014.

Embora o prédio já tenha sido tombado pelo Município, os conselheiros defenderam  a importância do tombo também em nível estadual. O entendimento de todos os membros do Coepa é que o cuidado com o patrimônio deve ser feito de forma cooperativa entre as instâncias da federação, não havendo qualquer conflito de competência no caso.
A partir de agora, conforme os trâmites do regimento do Conselho, é aberto o prazo de doze meses para que os conselheiros relatores deste processo apresentem um estudo a respeito da viabilidade do tombo. Até lá, o prédio permanece tombado pelo Estado, até que o processo seja concluído.
Colégio Cearense
Fundado em 4 de janeiro de 1913 por iniciativa do Cõnego Climério Chaves, do padre Misael Gomes e dos monsenhores Otávio de Castro e José Alves Quinderé, o Colégio Marista Cearense funcionou inicialmente da Rua da Amélia, nº 146 (atual Rua Senador Pompeu), no Centro de Fortaleza.
Passou por diversos endereços até que, por fim, foi transferido para um prédio próprio localizado na Avenida Duque de Caxias, também no Centro, em 1917. Na década de 80, o Colégio Cearense viveu os seus melhores dias, quando chegou a ter cerca de 5,2 mil alunos, divididos nos três turnos. Devido a problemas financeiros, o Colégio Cearense encerrou as atividades no dia 31 de dezembro de 2007.

Nenhum comentário: