Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

HOSPITAIS SUSPENDEM ATENDIMENTO PELO SUS NO CRATO SUL DO CEARÁ.


Hospitais estão há dois dias fazendo apenas atendimentos de emergência.
Prefeitura do Crato disse que já efetuou parte dos pagamentos atrasados.

Do G1 CE com informações da TV Verdes Mares

Dois hospitais do Crato, no sul do Ceará, que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estão há dois dias atendendo apenas casos de emergência. De acordo com a direção dos hospitais, a suspensão é em decorrência do atraso no repasse dos recursos por parte da Prefeitura do Município. Há quase um mês eles não recebem o dinheiro destinado às instituições.

Um desses hospitais São Raimundo, referência em traumatologia na região. Na manhã desta quinta-feira (10), um grupo de pacientes do município de Araripe, que percorreu 70 Km em busca de consulta médica,  voltou para casa sem atendimento. De acordo com a direção, o Hospital São Raimundo atende a demanda de 13 municípios da região, com cerca de 250 atendimentos eletivos por dia.
A dona de casa Antônia Martins, também voltou para casa sem conseguir atendimento para a filha, depois de percorrer 42 km de Nova Olinda para o Crato. A  criança precisa passar por uma cirurgia para corrigir uma a fenda palatina pelo SUS. Os pacientes do Sistema Único de Saúde representam 90% dos atendimentos no São Raimundo.


O mesmo ocorre no Hospital São Francisco, onde o atendimento especializado e as cirurgias eletivas também foram suspensas. Lá, apenas o atendimento de emergência está sendo realizado. Todos os dias, dezenas de pessoas voltam para casa sem conseguir se consultar.

Por telefone, o secretário de Saúde do Crato, Lucimilton Macêdo,  disse que a Prefeitura já efetuou  o pagamento de parte dos atrasados devidos e que, nos próximos dias a totalidade dos recursos atrasados será feita. Segundo o secretário, com esses pagamentos realizados nesta quinta-feira, os hospitais se comprometeram a retomar o atendimento normal nesta sexta-feira (11).

Nenhum comentário: