Powered By Blogger

domingo, 18 de outubro de 2015

PADRE OSVALDO, PROFESSOR E POETA – ARTIGO DO PROF. TEODORO.

No próximo dia 21, completa 92 anos um dos maiores professores do Ceará, padre Osvaldo Carneiro Chaves, nascido em Granja, no dia 21 de outubro de 1923. Ele cuidava para que seu nome sempre fosse acompanhado do seu título religioso. Sem demérito de seu múnus pastoral, também deve conectar-se ao seu nome a condição de professor e também poeta.
Fui seu aluno quando ingressei no Seminário de Sobral, aos 13 anos, em 1954. Já naquela época, era professor severo e exigente, tirando de seus alunos o melhor proveito de sua matéria, que incluía a literatura além da língua portuguesa. Era, então, já dos melhores professores, profissão na qual foi se aperfeiçoando ao longo do tempo, em que formou muitas gerações de sobralenses.
O aniversário de padre Osvaldo é no mesmo mês em que se comemora o Dia do Professor. Lembro que numa dessas ocasiões, eu indiquei seu nome para receber homenagem do povo cearense, através da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, numa solenidade de exaltação ao professor. Agora mesmo, seu nome também foi indicado para ser homenageado no Dia da Literatura, pois é grande nas duas artes: de ensinar e de escrever.
O enorme cabedal de conhecimento em diversas áreas do talento humano que padre Osvaldo amealhou já se mostrava alvissareiro quando, aos 17 anos, compôs a letra do hino de sua terra natal, a Granja dos Séculos.
Padre Osvaldo faz parte de uma plêiade de clérigos formados pelo bispo de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota, também ele, homem dotado de grande conhecimento filosófico e teológico, e, ao mesmo tempo, com dotes de bom administrador, como dá testemunho a grande obra que executou em Sobral, em diversos setores.
Foi numa visita a Granja, que padre Osvaldo conheceu Dom José, a quem chama em um de seus poemas de “o homem-montanha”. Depois desse contato, o jovem ingressa no seminário de Sobral, aos 17 anos, em 1940. A partir de 1946, estuda Filosofia, no seminário maior de Fortaleza. Ele se ordena padre em 1951 e chega a ser vigário auxiliar em Crateús, Acaraú e São Benedito.
Mas foi em Sobral, a partir de 1960, que ele exerceu seu grande carisma de ensinar. Ao lado do trabalho pastoral, passou a dar aulas de Português e Literatura na Faculdade de Filosofia Dom José, onde lecionou por 13 anos. Ensinou também no Colégio Santana e no Sobralense, sendo responsável pela formação de ilustres cearenses.
O poeta se revelou em 1986, quando veio à lume o livro Exíguas, que reuniu seus poemas esparsos. Muitos de seus alunos também seguiram o caminho da literatura e do magistério, áreas em que muitos deles brilharam.
Padre Osvaldo, conhecido pela severidade na sala de aula, é uma pessoa das mais amáveis no trato pessoal. Sempre uma palavra inteligente para qualquer conversa ou nos seus sermões. Em cada oportunidade, está sempre a nos mostrar algo novo, como o verdadeiro professor. Jamais deixa de ensinar, jamais deixa de aprender.
Fonte:sobral de prima

Nenhum comentário: