Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de junho de 2012

CIDADE REPRESENTA ESTADO NA RIO+20.


IBIAPINA


Ibiapina. Localizado na Serra da Ibiapaba, o Município é o único representante do Ceará na Rio + 20 que iniciou quarta feira (13). A cidade é destaque devido suas atividades voltadas para o meio ambiente e ao Jovem Embaixador Climático Iranildo de Sousa. A representação será feita por meio do prefeito Marcos Antonio da Silva juntamente com Iranildo.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente do Município, João de Freitas Lopes, os dois principais projetos desenvolvidos pela cidade são o de Agente Ambiental, Horta na Escola, e projetos que envolvem energia eólica. "Com o projeto Agente Ambiental, nossa cidade concorreu a um convênio com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e ficamos entre os 24 municípios contemplados para que, com esse convênio, possamos desenvolver a educação ambiental em todas as escolas do Município. Além disso, ohá o desenvolvimento de diversos projetos voltados para a energia eólica", disse.


Projeto Horta Escolar, em Ibiapina, destacou o Município dentre os demais do Ceará nas ações voltadas para a educação ambiental FOTO: JÉSSICA MARQUES

O projeto Agente Ambiental é um projeto piloto que está presente em seis escolas com o intuito de desenvolver a educação ambiental dos alunos e comunidades próximas. A Horta na Escola é voltada para a agricultura orgânica e busca tornar os alunos formadores de opinião junto de seus familiares. Segundo ele, o Município incentivou e patrocinou uma fabrica de vassouras onde a matéria prima são garrafas pet recicladas. Tal projeto além de contribuir para o meio ambiente produz emprego para a região. Há também um projeto piloto de coleta seletiva que conta com 15 famílias listadas e está recebendo mais inscrições.

Metas
Dentre as metas da Secretaria de Meio Ambiente do Município o secretário ressalta que até o fim do ano pretendem implantar o projeto de reaproveitamento de resíduos sólidos e um banco de mudas com plantas da flora da região e expandir de fato o projeto Agente Ambiental a todas as escolas de Ibiapina, além de implantar a reutilização da água que é utilizada em lava a jatos.

"É um privilégio muito grande para nós que defendemos o meio ambiente, poder representar o Cerá em um evento da magnitude do Rio + 20, recebemos embora com humildade, esta representação, como uma indicação de que estamos ecologicamente no caminho certo", disse.

Mais Informações

Blog de Iranildo de Sousa
http://iranildodesousa.blogspot.com.br/
Secretaria de Meio Ambiente
Telefone: (88) 3653.141
4.fonte:DN/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: