Em um ano cheio de vitórias importantes e apenas quatro derrotas, o Leão saiu de uma zona desconfortável no início do campeonato para se classificar para a fase mata-mata como o melhor time do certame.
Foto: Alex Costa
Perda do Campeonato Cearense
Com um início arrasador, o Tricolor só perdeu a primeira partida do ano na 17ª rodada do Campeonato Cearense, diante do Horizonte, por 1 a 0. Em seguida, veio a derrota para o maior rival, Ceará, e, com isso, diminuiu a diferença entre o alvinegro e o Leão para apenas 2 pontos. O time de Porangabuçu conquistou a liderança do campeonato na rodada seguinte.
O time passou pelo Horizonte nas semifinais e mais uma vez foi decidir o título do Estadual com o rival Ceará. No primeiro jogo, as equipes não saíram do empate sem gols. Na segunda, o Ceará jogou com o regulamento debaixo do braço e segurou o empate em 1 a 1 e sagrou-se bicampeão cearense.
Retrospecto na 1° fase
Após a decepção com a perda do Campeonato Cearense para o maior rival e da longa espera pela resolução do imbróglio na Série C, o Fortaleza iniciou sua caminhada rumo à Série B diante do Águia de Marabá, no Presidente Vargas. O time cearense não saiu do empate sem gols com o Azulão e decepcionou a torcida, que vaiou toda a equipe quando foi dado o apito final.
> Confira galeria de fotos de todos os jogos da Série C
Queda de Nedo Xavier e ascensão de Vica
No jogo seguinte, o Fortaleza foi até Mato Grosso enfrentar o Luverdense e acabou derrotado por 2 a 0, deixando o time cearense na penúltima colocação. A derrota culminou na queda de Nedo Xavier, que declarou que faltou "humanidade" por parte da diretoria leonina.
"Não poderia pecar por omissão. A situação estava se complicando e não poderíamos esperar mais, sob pena de não haver mais uma solução", rebateu o mandatário leonino, Osmar Baquit.
Em seguida, o técnico Vica assumiu o comando tricolor com tom de salvador da pátria e logo em sua primeira partida fora de casa arrancou uma vitória diante do Paysandu, trazendo novos ares ao Fortaleza, que até este momento, não sabe mais o que é perder.
Foto: Marilia Camelo
União do grupo e idas ao DM
Com um grupo bastante unido e uma variedade de jogadores de qualidade, o Fortaleza teve durante todo o campeonato problemas com o excessivo número de jogadores que visitaram o departamento médico tricolor. Ao todo, 15 jogadores foram tratados pelo DM leonino.
Nas coletivas, os jornalistas frequentemente perguntavam a respeito do principal fator da boa unidade do elenco tricolor e os atletas do Leão respondiam que todos os jogadores poderiam jogar a qualquer momento sem comprometer a qualidade do time titular e que o grupo estava focado no acesso, pensando sempre no coletivo.
Invencibilidade e números
Pela fase de grupos, o Fortaleza jogou 18 vezes, sendo 11 vitórias, 6 empates e apenas uma derrota. O Leão também fez 28 gols e levou apenas 11, sendo a melhor defesa, além de ter conquistado o melhor saldo de gols da primeira fase.
Eliminação da Série C
Com tantos números favoráveis e uma camisa pesada, o Fortaleza entrou em campo para enfrentar o Oeste/SP, em Itápolis, com a responsabilidade da vitória. Pelo jogo de ida das quartas de final, o Fortaleza conseguiu apenas um empate em 1 a 1.
Com uma semana bastante movimentada e movendo processos para garantir a presença do atleta Esley no jogo de volta contra o time paulista, o Fortaleza entrou em campo empurrado por sua torcida, que lotou o PV na tarde deste domingo (11).
Bastava um empate sem gols para o Tricolor comemorar a volta à Série B, mas o time paulista estragou a festa ao vencer por 3 a 1. Com o resultado, será a primeira vez que o rubro-negro participará do Segundona.
Fortaleza em 2013
Logo após a partida contra o Oeste, o técnico Vica declarou que está se despedindo do time cearense.
Com uma diretoria confiante e poucos problemas internos, o Fortaleza deve terminar este ano com as definições sobre quem será o presidente em 2013. O atual presidente do clube, Osmar Baquit, afirmou em coletiva no mês de outubro que deve entregar a presidência em dezembro.
Na ocasião, o presidente fez promessas e garantiu que todos os funcionários do clube estão em dia. "As pessoas imaginam que tenho o Fortaleza como propriedade particular. Eu quero entregar o Fortaleza na 2° divisão, além do vice-campeonato cearense e participação na Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Quero entregar, também, com os impostos em dia. Esse é o meu objetivo", afirmou o Baquit.
Em 2013, o Fortaleza jogará em quatro competições. Primeiramente, estreará na Copa do Nordeste, no dia 20 de janeiro, diante do Confiança/SE. No fim da Copa do Nordeste, em março, começa a segunda fase Campeonato Cearense, parte em que Fortaleza e Ceará se unirão aos seis clubes classificados. Entre a competição, o Leão participa da Copa do Brasil, com novo regulamento e com nova duração, que vai do dia 3 de abril até 27 de novembro. A última competição que o Tricolor cearense participará no próximo ano é a Série C do Campeonato Brasileiro.
> Confira o retrospecto do Fortaleza na Série C de 2012
Rodada 1
1/07 - Fortaleza-CE 0 x 0 Águia-PA
Rodada 2
8/07 - Luverdense-MT 2 x 0 Fortaleza-CE
Rodada 3
16/07 - Paysandu-PA 0 x 1 Fortaleza-CE
Rodada 4
22/07 - Fortaleza-CE 2 x 1 Salgueiro-PE
Rodada 5
29/07 - Fortaleza-CE 2 x 1 Treze-PB
Rodada 6
5/08 - Cuiabá-MT 0 x 0 Fortaleza-CE
Rodada 7
12/08 - Fortaleza-CE 2 x 0 Santa Cruz-PE
Rodada 8
19/08 - Icasa-CE 0 x 2 Fortaleza-CE
Rodada 9
25/08 - Fortaleza-CE 4 x 1 Guarany-CE
Rodada 10
1/09 - Águia-PA 0 x 0 Fortaleza-CE
Rodada 11
9/09 - Fortaleza-CE 3 x 3 Luverdense-MT
Rodada 12
16/09 - Fortaleza-CE 3 x 1 Paysandu-PA
Rodada 13
23/09 - Salgueiro-PE 0 x 0 Fortaleza-CE
Rodada 14
29/09 - Treze-PB 0 x 2 Fortaleza-CE
Rodada 15
6/10 - Fortaleza-CE 3 x 0 Cuiabá-MT
Rodada 16
13/10 - Santa Cruz-PE 1 x 2 Fortaleza-CE
Rodada 17
21/10 - Fortaleza-CE 1 x 0 Icasa-CE
Rodada 18
28/10 - Guarany-CE 1 x 1 Fortaleza-CE
Quartas de final - Jogo de ida
3/11 - Oeste-SP 1 x 1 Fortaleza-CE
Quartas de final - Jogo de Volta
11/11 - Fortaleza-CE 1 x 3 Oeste-SP
fonte:diario do nordeste/camocim belo mar blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário