Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ANÁLIS DA CNA APONTA PROBLEMAS PARA SETORES AGRONEGÓCIO EM 2O13.


CNA apresentou em Brasília as perspectivas para o agronegócio.

Entidade prevê queda no ritmo da bovinocultura, principalmente a leiteira.

A CNA, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, apresentou em Brasília as perspectivas para o agronegócio em 2013. Apesar do otimismo de safra recorde, alguns setores podem enfrentar problemas.
O faturamento dos 25 principais produtos agrícolas deve chegar a R$ 382,2 bilhões em 2013, com aumento de 4,3% em relação a 2012. A previsão leva em conta fatores como o aumento do consumo de alimentos principalmente de países asiáticos como a China.
De acordo com a CNA, os bons números para 2013 são impulsionados, por exemplo, pela safra recorde de grãos, que pode passar de 180 milhões de toneladas.
No plantio da safra de verão, os produtores preferiram a soja em vez do milho por causa dos bons preços. Segundo a CNA, a escolha aponta para um problema em 2013. Como o milho é muito usado na alimentação animal, a previsão é de queda no ritmo de crescimento da bovinocultura, principalmente a leiteira.
“Milho é o principal alimento, junto com outros produtos, para a silagem do rebanho bovino leiteiro. Pode haver uma redução e uma necessidade de importação deste leite, que seria o pior dos mundos. O leite da Argentina e do Uruguai, temos que reconhecer, é mais competitivo do que o leite brasileiro”, diz Kátia Abreu, presidente da CNA.
A CNA estimou também um crescimento de 5,5% para as exportações brasileiras em 2013.fonte:g1 globo Rural/camocim belo mar blo
g

Nenhum comentário: