Powered By Blogger

sábado, 1 de dezembro de 2012

ENERGIA SOLAR: AVIÃO MOVIDOS A ENERGIA SOLAR


article image
Avião ainda não alçou voo (Fonte: Reprodução/The Economist)







Um inventor entusiasmado espera vender aviões movidos a energia solar

fonte | A A A



Há algo do século XIX em Eric Raymond. Dedicado a produzir um avião comercial movido a energia solar, ele teria vicejado no auge vitoriano do investidor privado. Sua empreitada mais recente, conhecida como Sunseeker Duo, foi tirada de seu hangar em junho. O avião ainda não alçou voo, mas ele tem grandes esperanças de que seus painéis solares em breve estarão voando.
Assim como os protótipos anteriores, o Sunseeker I (que uma vez voou, em etapas, através da América do Norte) e o Sunseeker II, o Sunseeker Duo parece ser exatamente o que de fato é: um planador com um propulsor e várias células solares para gerar eletricidade na superfície superior de suas asas.
A diferença mais óbvia em relação às tentativas anteriores são dois assentos no cockpit. Isso deve tornar o avião mais vendável caso Raymond algum dia consiga produzi-los em larga escala. Há muitas outras diferenças também, mas Raymond espera que essas antecipem o início da produção de unidades.
O Duo tem uma envergadura total de 23 metros e um peso planejado, quando o motor principal e outros equipamentos até então ausentes forem instalados, de 40 kg. Um motor elétrico de 20kW acionará o propulsor, mas todos esses watts serão necessários apenas durante a decolagem e a ascensão. Em nível de cruzeiro, a uma altitude de 6.000 metros, os 5kW fornecidos pelos painéis solares serão suficientes tanto para acionar o propulsor como para recarregar as baterias.

Nenhum comentário: