Powered By Blogger

sábado, 1 de dezembro de 2012

SÍTIO DAS ORQUÍDEAS VIRA MODELO DE GESTÃO RURAL.


Viajar do outro lado do mundo até o Brasil para conhecer uma pequena propriedade rural no interior de Marechal Cândido Rondon. Foi isso que um grupo de cinco autoridades políticas do setor rural da Coreia do Norte fez na sexta-feira passada (23), quando visitou o Sítio das Orquídeas, localizado na Linha Bandeirantes, no distrito rondonense de Novo Três Passos.

Ao vir para o município conhecer o Condomínio de Agroenergia de Linha Ajuricaba, os norte-coreanos fizeram questão de visitar a propriedade do casal Paulo e Guiomar Giacobo Rohr. O mesmo aconteceu no último dia 15, quando uma comitiva de mais de 60 autoridades paraguaias, incluindo prefeitos e governadores, também conheceu o Sítio das Orquídeas.
As duas caravanas estiveram acompanhadas por técnicos do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Um dos principais motivos que atraem técnicos e autoridades de lugares próximos e distantes é o modelo de gestão do Sítio das Orquídeas, uma pequena propriedade rural que, há cerca de 20 anos, passou a apostar na diversificação.
Outro bom motivo que leva as pessoas até lá são as deliciosas bolachas caseiras e as milhares de orquídeas cultivadas pelo casal, as quais batizaram a propriedade.
Diversificação
Guiomar explica que as visitas técnicas começaram a acontecer com mais frequência nos últimos anos, depois que o Iapar, a Itaipu Binacional e a prefeitura realizaram um trabalho de pesquisa sobre plantio direto na propriedade. Desde então, de tempos em tempos caravanas costumam passar pelo sítio para aprender sobre como é possível obter renda em uma pequena propriedade através da diversificação de atividades.fonte: O Presente/camocim belo mar blo
g

Nenhum comentário: