Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

AOS 80 ANOS MORRE CAIÇARA,ÍDOLO ALVINEGRO E TRICOLOR.


Faleceu na madrugada de ontem, aos 80 anos, no Hospital Português, em Recife (PE), Francisco Barbosa Gomes, o popular Caiçara. O ex-treinador foi campeão tanto por Ceará como Fortaleza, conquistando o Campeonato Cearense por ambos.


Ex-técnico foi campeão estadual por Ceará e Fortaleza e teve um recorde de 12 jogos de invencibilidade quebrado apenas no ano passado por Vica, no Leão

O treinador obteve sete títulos estaduais por aqui. Foram dois pelo Fortaleza (1969 e 1973) e cinco pelo Ceará (1975, 1976, 1980, 1981 e 1986).

"Guardo no meu coração o futebol cearense, onde tive grandes conquistas e onde fiz grandes amigos", testemunhou o pernambucano Caiçara ao Diário do Nordeste em entrevista realizada em maio de 2010.

O apelido dele foi adquirido ainda quando era jogador amador. O dono de um time de várzea chegou em um caminhão cheio de garotos morenos para levá-lo a um torneio. Quando Gomes - como era conhecido em seu bairro -, de cabelo alourado, subiu no caminhão, a molecada logo gritou: "esse sarará é caiçara (uma gíria para designar alguém branco)?" Foi o bastante para o apelido se firmar.

Como jogador
Já como profissional, Caiçara estreou no Íbis, em 1948, e depois se transferiu para o Náutico. Ele ficou no Timbu até 1959.

O ex-defensor jogou 260 vezes pelo Náutico, tendo feito 25 gols nos quase nove anos em que vestiu a camisa do clube.

Caiçara só deixou o Náutico para jogar no Vitória de Guimarães, de Portugal. À época, era pouco comum transferências de jogadores brasileiros para o Velho Continente. Na equipe portuguesa, o atleta chegou a participar de uma turnê africana. Passando pelas cidades de Johanesburgo, Moçambique e Angola, ele marcou um gol contra a seleção sul-africana.

Em Portugal, Gomes resolveu ser treinador. Após encerrar a carreira, ele passou por cursos no país e assumiu o clube Felgueiras, onde foi campeão distrital em 1978 e 1979.

No Brasil, Caiçara dirigiu, além de Ceará e Fortaleza, Botafogo/PB, Santa Cruz/PE e ABC. 
fonte:DN Online/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: