Powered By Blogger

domingo, 6 de janeiro de 2013

FOLIA DE REIS ENCERRA CICLO NATALINO PELO PAÍS.



1af060113

Você sabia que hoje, dia 6 de janeiro, dia dos três Reis Magos, os enfeites natalinos, como as árvores de Natal e os presépios são desmontados? No Brasil, essa tradição é secular e vem acompanhada pela Folia de Reis -  festa onde os Reis Magos Baltasar, Melquior e Gaspar,que presentearam o menino Jesus, são homenageados.
As comemorações da Folia de Reis acontecem durante o período natalino: do dia 24 de dezembro a 6 de janeiro. Na celebração, foliões vão até as casas dos fiéis e recitam cantos e orações em homenagem aos Reis Magos, ao menino Jesus, a São José e a Virgem Maria.
A cidade de Muqui, localizada no sul do Espírito Santo, é conhecida por realizar o Encontro Nacional de Folia de Reis, desde 1950. Ao todo, reúne quase 100 grupos de foliões de todo o País. O aposentado e participante do encontro em Muqui, José Inácio, de 67 anos, fala sobre o significado e o que representa a comemoração para ele e para a maioria dos moradores da cidade.
"Essa festa significa uma grande parte da religião da gente que acompanha a vida de Cristo. Então, dentro da igreja tudo já é uma festa que significa tudo para nós que somos mestre de folia. É muito importante para nós."

O professor da faculdade de comunicação da Universidade de Brasilia, UnB, Paulo José Cunha, relata que a origem de dar e receber presentes nasceu a partir da ação dos três Reis Magos que presentearam Jesus no Natal. Paulo José lamenta a falta de incentivo em relação a essas festas de cultura popular, como a Folia de Reis.
"Tem uma curiosidade interessante que a partir dos Reis Magos que surge a tradição de dar presentes, eles foram, digamos assim, os primeiros papais noéis, porque eles foram os Reis que levaram presentes para o menino Deus. Uma pena é que a cultura de massa, trazida sobretudo com o advento da televisão, tenha desmanchado, digamos assim, o hábito de se cultivarem essas tradições. Dificilmente, você vê um menino querendo participar desse tipo de festa porque não há qualquer tipo de incentivo."
A Folia de Reis nasceu no sudoeste da Europa e é bastante popular em países como: Espanha, Portugal, França, Bélgica, Alemanha e Itália. No Brasil, a festa foi trazida pelos portugueses nas primeiras décadas após o descobrimento do País. A Folia de Reis é uma festa tradicional nas cidades do interior dos estados brasileiros, como: Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.
Anderson Conrado
Fonte: Agência do Rádio/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: