Powered By Blogger

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

IFCE TEM DOIS CURSOS COM AVALIAÇÕES CONSIDERADAS INSATISFATÓRIAS PELO MEC.



Automação industrial e química tiveram pontuação inferior a 2.
Instituição diz em nota que garante continuidade dos cursos.

Os cursos de automação industrial e química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) terão de cumprir medida cautelar a pedido do Ministério da Educação (MEC). Segundo o órgão, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos cursos atingiram pontuações inferiores a 2 no ano de 2011, passando a integrar uma lista de 38 cursos superiores considerados insatisfatórios em todo o país.
A lista foi divulgada por meio do Diário Oficial da União desta terça-feira (8), os dados são da  Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC. Ao todo, 20 instituições tiveram cursos com avaliação igual ou menor que 2 no CPC. De acordo com o MEC, os vestibulares para estes cursos não serão suspensos. No entanto, as instituições que organizam os cursos terão de cumprir medidas cautelares preventivas de ajustes para melhoria da avaliação destes cursos.

Em nota, o IFCE afirma que garante a continuidade das turmas em andamento dos cursos citados pelos MEC, a oferta de novas vagas na atual edição do Sisu e nas próximas.As instituições serão convocadas a estabelecer um protocolo de compromisso junto ao MEC e terão de gerar relatórios a cada dois meses sobre o andamento das mudanças. Eles terão 60 dias para cumprir as exigências relacionadas ao corpo docente, como contratar novos mestres ou doutores, por exemplo; e 180 dias para se adequar na questão da infraestrutura, como criação ou reforma de laboratórios ou bibliotecas.
Ressalta que, desde 2011, o campus de Maracanaú já realizou vários investimentos em recursos físicos e humanos para melhorar a infraestrutura do curso de licenciatura em química, como a contratação de oito professores e implantação dos laboratórios de química orgânica, química experimental e de didática.
Em relação ao curso de tecnologia em automação industrial, sesde 2011, o campus de Juazeiro do Norte já realizou vários investimentos em recursos físicos e humanos para melhorar a infraestrutura do curso: contratação de mais seis professores, ampliação/implantação de cinco laboratórios, dentre eles, o de eletrônica, eletrotécnica, mecânica dos fluidos, sistemas digitais e sistemas industriais.
CPC
O CPC avalia o rendimento dos alunos, a infraestrutura e o corpo docente. Na nota do CPC, o desempenho dos estudantes conta 55% do total, enquanto a infraestrutura representa 15% e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de mestres pesa em 15% do total; a dedicação integral, 7,5% e o número de doutores, também 7,5%.
Em 2011, foram avaliados 8.665 cursos, sendo 6.083 do sistema federal de ensino, das áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins, bem como cursos dos eixos tecnológicos de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.
Do total, 4.458 tiveram CPC satisfatório, sendo 1.272 federais e 3.186 particulares. Dos cursos avaliados, 672 tiveram CPC insatisfatório, sendo 124 federais e 548 particulares. Outros 1.114 cursos ficaram sem conceito.fonte:g1 ce/camocim belo mar blo
g

Nenhum comentário: