Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

NO CEARÁ GRUPO DESCOBRE FÓSSIL ÚNICO DE CAMARÃO DE 100 MILHÕES DE ANOS.



Ineditismo da descoberta é confirmada por revista que registra espécies.
Fóssil é tridimensional, o que facilita o estudo.

Um grupo de pesquisadores exibiu nesta quinta-feira (17) um fóssil único em todo o mundo de um camarão de 100 milhões de ano. O paleontólogo e responsável pela pesquisa que descobriu o fóssil, Álamo Feitosa, conta que a descoberta foi feita em março de 2012, e confirmada como única no mundo em janeiro deste ano.
“Depois de feita a escavacação, a gente tira todo o sedimento e compara com trabalhos já publicados em revistas científicas. Depois chegamos a conclusão de que é uma nova espécie de camarão, até agora não encontrada em outro lugar”, detalha o cientista.
Feitosa diz que na região do Araripe, no Sul do Ceará, a preservação de fósseis é “muito boa” e já haviam encontrado outras espécies de camarão no estômago de peixes fossilizados. “Agora foi a primeira vez que foi encontrada em uma contração um camarão em forma tridimensional, ou seja, com aspecto e forma que ele tinha quando vivia”, explica.
O fóssil vai permitir estudar a evolução do camarão. “Quando você começa a montar o elo com outras espécies de origem mais antiga a gente começa a compreender melhor as espécies que até hoje estão vivas”, diz Álamo.

Vinte pessoas estão envolvidas no trabalho que descobriu o fóssil, iniciado em 2011, na cidade de Araripe. O objetivo era descobrir fósseis do período jurássico, comuns na região. O fóssil do camarão foi uma “surpresa” para a equipe.O ineditismo da descoberta foi confirmado pela revista de biodiversidade do planeta terra Zootaxa, a única no mundo que registra novas espécies registradas em fósseis. Este foi o primeiro fóssil da espécie Kellnerius jamacaruenses, em referência ao distrito onde foi encontrado, Jamacaru.
A bacia sedimentar do Araripe é rica em fósseis e tem despertado interesse de cientistas de todo o mundo. Na região é comum rochas com registros de dinossauros do período cretáceo, entre 65 milhões e 140 milhões de anos atrás.
Grupo de cientistas apresenta fóssil inédito do camarão (Foto: Agência Diário)Grupo de cientistas apresenta fóssil inédito do camarão (Foto: Agência Diário).fonte:g1 reprodução tvm/camocim belo mar blo
g

Nenhum comentário: