Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

TERRORISTA ESPANHOL PRESO NO RIO ERA PROFESSOR DE IDIOMAS NA ZONA SUL.



Crime de Joseba Gotzon González iria prescrever em 1 semana, diz PF.
Foragido era ligado ao ETA e usava nome de outro espanhol no país.

A uma semana de prescrever o crime, o terrorista do grupo basco separatista ETA Joseba Gotzon Vizan González foi preso nesta sexta-feira (18), próximo à casa onde vivia com a mulher e o filho, na Glória, Zona Sul do Rio de Janeiro. Em entrevista coletiva, o superintendente da Polícia Federal Valmir Lemos de Oliveira informou que o procurado utilizava o nome de um outro espanhol na documentação utilizada para o registro nacional de estrangeiros no Brasil.
Antes de chegar ao Brasil, em 1996, o espanhol se refugiou na França e no México. As ações praticadas por González na Espanha foram classificadas pelas autoridades como “extremamente graves”. No entanto, ao ser preso, ele não ofereceu resistência e argumentou que o crime a que respondia era de natureza política.Lemos explicou que por três semanas, 25 agentes da PF monitoraram os passos de Joseba González, que trabalhava como professor de espanhol e tradutor em um curso de idiomas na Zona Sul do Rio. Ele era procurado pelas autoridades espanholas desde 1988, após participar da explosão de um carro, que terminou com dois policiais feridos. Na mesma época, as autoridades conseguiram evitar um outro atentado na Espanha, que seria praticado por ele e outros integrantes do grupo terrorista.


Segundo o superintendente da PF, ele perguntou se poderia pedir asilo ou refúgio no Brasil. Até as 17h desta sexta, a Espanha ainda não havia pedido a extradição de Joseba. A PF vai encaminhá-lo ao presídio de Bangu, onde ele vai cumprir pena por falsificação de documentos.
"Ele é uma pessoa perigosa, se não fosse preso, ele passaria uma mensagem muito ruim à sociedade", destacou o superintendente da PF.
A ETA teve seu último atentado realizado em agosto de 2009. De acordo com a AFP, a organização é responsável pelo assassinato de 829 pessoas em 40 anos de luta armada pela independência do País Basco.fonte:g1 Rj/camocim belo mar blo
g

Nenhum comentário: