Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

NA DESPEDIDA JOSÉ SARNEY DIZ QUE LUTOU POR TRANSPARÊNCIA NO SENADO FEDERAL.


Sarney discursou em sessão para escolher novo presidente da Casa.

Emocionado, o senador afirmou que dedicou toda a vida à política.

O senador José Sarney (PMDB-AP) se despediu da presidência do Senado nesta quinta-feira (1º) dizendo que trabalhou “pela transparência”. Sarney discursou da cadeira de presidente antes da eleição do próximo senador que comandará o Congresso e o Senado de 2013 a 2015, e chegou a se emocionar.
“Nossa casa é pioneira em transparência. Desde que assumi a presidência do Senado, em 1995, foram inúmeras as providências que tomei para aumentar a transparência”, afirmou. Sarney foi alvo, em 2009, do chamado “escândalo dos atos secretos”, quando foi noticiado que atos administrativos impopulares deixaram de ser publicado.
  •  
José Sarney na sessão desta sexta (1º) (Foto: Geraldo Magela / Agência Senado)José Sarney na sessão desta sexta (1º) (Foto: Geraldo Magela / Agência Senado)
Entre os atos classificados como "secretos" e que não foram publicados está o que estendeu assistência médica e odontológica a cônjuges de ex-parlamentares, assim como nomeações de servidores que configuravam nepotismo.
Emocionado, Sarney agradeceu senadores, funcionários e a imprensa. Ele defendeu a liberdade de imprensa, apesar de se dizer alvo de “xingamentos”.  “Quando eu sair da presidência quero ressaltar o meu agradecimento à imprensa. A liberdade de imprensa nós devemos ter a maior compreensão em relação a ela, porque ela faz a democracia. Eu que tenho sido alvo tantas vezes de algo que o Obama disse, xingamento. Quanto a imprensa a gente pode dizer que até o tempo corrige a prática de sua liberdade e seus excessos.”

No discurso, Sarney afirmou que sua gestão foi marcada pela abertura do Senado para que cidadãos pudessem sugerir audiências públicas, acessar dados e propor emendas. Ele também citou a criação do “Siga Brasil”, sistema de informações disponibilizado no site oficial da Casa sobre a execução do orçamento público.
O peemedebista disse que o Senado é a casa de maior “visibilidade” e que se tornou nos últimos anos mais acessível à população. "Essa é a casa de maior visibilidade do país, onde todos buscam para resolver os problemas institucionais, aqui se pode fazer com que o povo brasileiro tenha voz.”
Sarney afirmou ainda que, como presidente do Senado, sempre tentou priorizar as decisões colegiadas e ouvir os líderes partidários. “Priorizei decisões colegiadas, com permanente consulta aos líderes em momentos mais sensíveis e no plenário”, afirmou.
Sarney se emocionou
O senador do PMDB se emocionou no discurso ao dizer que exerce mandatos legislativos há 58 anos. “Sou senador que por mais tempo serviu ao Senado da República. Em termos de mandatos eletivos sou o mais longevo da nossa história republicana. Sempre fiz questão de não ficar parado, olhando para o passado, pautei minhas gestões por estar olhando para o futuro e a modernidade”, disse.
Sarney afirmou que a paixão pela política é, para ele, maior que a paixão pela vida. “Dediquei toda a minha vida à política, aos serviços do meu país. A paixão pela política e o bem comum é maior do que paixão pela vida”, disse.
Ele encerrou o discurso dizendo que renova a crença na democracia. “Aqui todos podem concordar e discordar, conciliar”, afirmou. Sarney destacou que deixa o Senado “totalmente informatizado”. “Entrego o Senado, do tempo das atas escritas em mão, totalmente informatizado.”fonte:G1 DF/camocim belo mar blo
g

Nenhum comentário: