Powered By Blogger

domingo, 9 de fevereiro de 2014

CORPO DO ATOR NICO NICOLAIEWSHY É SEPULTADO EM PORTO ALEGRE-RS.


Ator da peça 'Tangos e Tragédias' tinha leucemia e morreu na sexta.
Colega Hique Gomez anunciou criação de Instituto de Artes Sbornianas.

Da RBS TV/camocim belo mar blog

velório Nico Nicolaiewsky Porto Alegre (Foto: Camila Martins/RBS TV)Colega tocou violino em homenagem a Nico
em enterro (Foto: Camila Martins/RBS TV)
Foi enterrado por volta das 23h deste sábado (8) em Porto Alegre o corpo do ator, músico, compositor e humorista Nico Nicolaiewsky. O artista conhecido do público pelo espetáculo “Tangos e Tragédias” morreu durante a madrugada de sexta-feira (7) em decorrência de uma leucemia. O sepultamento ocorreu no Centro Israelita Porto-Alegrense.
O velório ocorreu no palco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, e foi marcado por emoção. "É o profissional mais importante da minha vida, a pessoa com quem eu aprendi tudo sobre a profissão, sobre como se manter na profissão. Trocamos muitas experiências, e é importante dizer para as pessoas que ninguém se divertiu mais do que nós", disse o músico Hique Gomez, que dividiu o palco com Nico durante os 30 anos de trajetória da peça.
O amigo e colega emocionou os presentes tocando violino e ainda anunciou a criação de um instituto de "Artes Sbornianas", para preservar a obra de Nico. "Agora é tentar dar continuidade ao tipo de expressão artística que desenvolvemos nesses anos", declarou.
Desde o final da tarde de sexta, familiares, amigos, fãs e personalidades comparecem ao teatro para se despedir do artista. No palco, foram colocados um cadeira vazia e um piano, sobre o qual repousam uma garrafa de vinho e uma taça vazia. O caixão foi colocado entre o palco e a primeira fila da plateia, coberto por um pano branco.

A cantora e compositora Fernanda Takai viajou para Porto Alegre assim que soube da morte do amigo. "Além da música, tinha uma amizade e fiquei muito triste, muito mesmo. Eu moro em Belo Horizonte, mas eu tinha que vir aqui dar este último abraco na família toda e também mostrar o quanto ele era querido", disse.
Também compareceram ao velório, que foi aberto ao público, personalidades da música, do teatro e das artes no Rio Grande do Sul, como os músicos Nelson Coelho de Castro e Thedy Corrêa, os atores Zé Victor Castiel e Rogério Beretta, o escritor Luis Fernando Verissimo, além da presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher, e a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.
Quem foi
Nascido em Porto Alegre, Nelson Nicolaiewsky, o Nico, tinha 56 anos. Ele estava internado desde 23 de janeiro no Hospital Moinhos de Vento, na capital, para o tratamento de uma leucemia aguda. Conforme o boletim divulgado pelo hospital, ele morreu às 5h30 desta sexta. O artista era casado com a atriz Márcia do Canto e deixa uma filha.
Nico começou a tocar piano ainda jovem, aos 13 anos. No final da década de 1970, foi um dos fundadores do grupo Saracura, que misturava a influência da Tropicália, do rock e da música regional gaúcha. Em 1984, estreou ao lado de Hique Gomez a comédia musical Tangos e Tragédias, que completou 30 anos em 2014.
Apresentado em vários palcos pelo país e no Exterior, Tangos e Tragédias foi lançado em DVD em 2007. Em 2011, o espetáculo foi eleito o Melhor Show Popular do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte. As aventuras dos personagens Kraunus Sang e maestro Plestkaya também viraram filme, a animação “Até Que a Sbórnia nos Separe”, do cineasta Otto Guerra, exibida no Festival de Gramado de 2013.
Por causa da doença do artista, a tradicional temporada de verão do Tangos e Tragédias no Theatro São Pedro precisou ser cancelada logo após a estreia. A morte do artista marca o fim de um ciclo histórico do teatro gaúcho com três décadas de aplausos
.

Nenhum comentário: