Powered By Blogger

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

VIÇOSA DO CEARÁ INSTITUI SUA CÂMARA DE LOJISTAS.


R2
O comércio da cidade soma força com as atrações turísticas já reconhecidas no lugar
Viçosa do Ceará. Este município, localizado na Serra da Ibiapaba, é reconhecido por seu grande potencial turístico, cultural e agora comercial. A mais nova conquista trata da criação da Câmara de Dirigentes Lojistas, idealizada por comerciantes da região.
Para o empresário Honório Pinheiro, presidente da Federação das CDLs do Ceará, essa iniciativa vinda dos empresários em torno da fundação de uma CDL é mais uma constatação de que o setor sempre terá que ficar atento às mudanças de comportamento que, hoje, estão ocorrendo no mundo do varejista.
A comerciante Luciana Moreira, que atua no ramo agropecuário, teve uma importante parcela na criação da CDL na cidade. A entidade de classe surgiu para melhorar e qualificar o comércio da região.

"Nós sentimos a necessidade de um suporte maior para compartilhar situações e dividir ideias que surgem com frequência no comércio, por isso resolvemos nos unir em prol da fundação de uma CDL", comenta. Mas antes da criação da CDL em Viçosa os comerciantes eram associados à CDL de Tianguá. Lá, eles utilizavam o sistema de pesquisa do SPC, ferramenta importante para o comércio local, e participavam de forma ativa do movimento cedelista.
A presidente informa ainda que mesmo com a filiação, faltava um maior acesso às informações e um melhor acompanhamento aos associados. A interação entre os lojistas da cidade não acontecia, principalmente pela distância das duas cidades. "Antes filiados à CDL de Tianguá, os comerciantes da cidade só participavam de duas reuniões por ano. Isso causava um distanciamento entre nós e impossibilitava o crescimento de Viçosa que tem um grande potencial comercial", divulga.
Um dos principais motivos que impulsionou os comerciantes do município a criar sua própria CDL foi a necessidade de se ter uma instituição para discutir os problemas locais, de compartilhar as vivências, as ideias e principalmente de buscar melhorias, e gerar mais empregos e renda para a região. O comércio como um todo representa 40% da renda gerada na cidade.
Condução
A comerciante explica que foi eleita presidente da CDL de Viçosa através de uma reunião registrada em cartório com a presença do Superintendente da Federação de CDLs do Ceará, Francimir Moura, e a participação de 32 comerciantes do município que apoiaram a iniciativa. Na sua gestão dará como prioridade iniciar um trabalho de organização da Entidade e captação de novos associados para que a CDL ganhe mais força e se torne atuante na cidade.
A CDL de Viçosa já é uma realidade. Tem endereço próprio, localizado na Rua Silva Jardim, 525, no Centro da cidade. "Os comerciantes locais já estão nos procurando para mais informações. Já somos 33 associados e a nossa meta é terminar o ano de 2014 com 100 comerciantes associados a CDL de Viçosa. Para tanto, temos várias ideias e projetos, já debatidos com parceiros e associados, para serem executados ao longo de 2014", diz Luciana Moreira.
Comércio animado
Viçosa do Ceará se destaca principalmente pelo turismo. Com uma localização privilegiada, próxima da praia e da serra, a cidade vive em constante animação promovida por visita de muitos turistas. E o movimento cresce, de visitantes, em especial nos períodos festivos, como a festa da padroeira e os festivais que são realizados ao longo do ano.
Outro destaque da cidade é o comércio de alimentos, um segmento de maior presença que está em crescimento, principalmente pelo fácil acesso do município a outras cidades do Estado. "Outros ramos varejistas, como construção civil e confecções, também são bem presentes no centro comercial da cidade", frisa Luciana Moreira.
Para ela a cidade ainda sente dificuldade em atender a comunidade e visitantes, principalmente por conta dos serviços oferecidos pelo comércio. "A principal dificuldade do comércio local é a falta de alguns serviços e a oferta. Um exemplo claro é a dificuldade que temos em atender esses visitantes com cartão de crédito. Na maioria dos estabelecimentos não se trabalha com essa facilidade. Mas nós estamos em acessão comercial, o município é uma potência em crescimento", argumenta.
Mas o ano de 2014 começou com novidades para o comércio de Viçosa. A CDL firmou parceria com o Sebrae. Segundo a presidente da CDL local, será desenvolvido um projeto de acompanhamento a 50 estabelecimentos comerciais da cidade. Na ocasião serão ofertados para os comerciantes cursos de capacitação e consultoria no período de 10 meses.
Tudo já está praticamente acertado. Campanhas, ações e iniciativas com o intuito de movimentar o comércio já estão sendo elaboradas pela Diretoria da entidade de classe, que garantiu ter como foco principal o aquecimento das vendas, além de facilitar a qualificação de seu estabelecimento e o atendimento e serviços com qualidade.
Mais informações
Câmara de Dirigentes Lojistas
Viçosa do Ceará
RuaSilva Jardim, 525
Centro
Telefone: (88)9603.1527
fonte:Diário Regional?camocim belo mar blog

Nenhum comentário: