Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de maio de 2014

NOVOS AEROPORTOS DO CEARÁ AINDA ESTÃO SEM FUNCIONAMENTO.


Aeroporto de Aracati foi inaugurado há dois anos e está sem operação.
Aeroporto de Jericoacoara, no litoral Oeste, ainda não foi concluído.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Dois aeroportos do Ceará, construídos para descentralizar e oferecer uma maio infraestrutura para os turistas que visitam o estado, ainda não estão funcionando. Um deles, é o aeroporto de Aracati, no litoral leste, onde foram investidos cerca de R$ 33,5 milhões. Inaugurado há quase dois anos,  ainda espera autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para entrar em operação.
Algumas adaptações exigidas pelas Anac já foram realizadas, como o fechamento de um vão entre as paredes e o teto do terminal de passageiros, onde foi colocado um tipo de acrílico. Há cerca de um ano, a Anac também exigiu que fossem instaladas lâmpadas de orientação para o balizamento noturno, a fim de orientar os pilotos no pátio das aeronaves. Em novembro de 2013, as lâmpadas foram instaladas.

De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-CE), existe ainda outra pendência: o teste que mede as condições de atrito da pista. “Nós precisamos primeiro fazer um levantamento definitivo de nossa parte, para levantar substancialmente aquilo que era necessário para fazer a obra de desenvolvimento desse atrito, melhorar essa questão desse atrito”, explica o secretário Bismark Maia.
Quem sobrevive do turismo e contava com o aumento dos turistas na região está à espera do início da operação do aeroporto. “A gente esperava que o fluxo de turistas ia aumentar muito e não houve aumento nenhum”, diz Inácio Jorge, dono de uma pousada em Aracati.
Em Jericoacoara, uma das praias mais procuradas por turistas nacionais e internacionais, a população vive com o mesmo problema. O aeroporto deveria estar concluído há dois anos, mas as obras estão atrasadas. Os empresários explicam as vantagens de um aeroporto na região. “Vai quebrar essa etapa de ir para Fortaleza, pegar um carro para chegar até aqui”, diz Ana Arnaud, gerente de hotel.
A pista de pouso está pronta, mas a construção do terminal de passageiros não tem prosseguimento por causa de ajustes no financiamento dos R$ 60 milhões orçados para a obra. A Secretaria do Turismo prevê inaugurar o aeroporto de Jericoacoara em setembro de 2014. Mesmo após a inauguração, o aeroporto ainda precisará da homologação da Anac para começar a operar. “Resta-nos apenas entregar este projeto que já foi previamente aprovado pela Anac e ela confirmar se nós executamos de acordo com aquele projeto”, explica Bismark Maia.(do blog camocim belo mar,que pena o aeroporto de camocim ceará já poderia funcionar 24 hs por dias o povo ainda espera por voos diario,para todos os cantos do país e quem sabe ate fora.).https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=8741167435579557142

Nenhum comentário: