Powered By Blogger

domingo, 14 de setembro de 2014

O PAPA FRANCISCO OFICIA PRIMEIROS CASAMENTOS DE SEU PONTIFICADO.

Pontífice uniu 20 casais no Vaticano.

Ele disse que o casamento é um 'símbolo de vida real, não de ficção'.

Do G1, em São Paulo/CBM
O Papa Francisco celebra casamentos neste domingo (14) no Vaticano (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)O Papa Francisco celebra casamentos neste domingo (14) no Vaticano (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)












O Papa Francisco oficiou neste domingo (14) no Vaticano os primeiros casamentos de seu pontificado, ao unir 20 casais aos quais lembrou que a instituição é um "símbolo de vida real, não de ficção". Ele lembrou aos noivos que, além de alegrias, também haverá dificuldades mas, segundo explicou, isso é o que faz a instituição do casamento "humana".
"O casamento é um símbolo de vida, vida real, não é uma ficção!. É a reciprocidade das diferenças, não é um caminho fácil, sem conflitos, não... porque se for assim, não seria humano. É um percurso às vezes difícil e conflituoso, mas essa é a vida!", disse.
O Papa oficiou este rito um mês antes da realização do Sínodo de bispos sobre a Família que começará em 5 de outubro e que deverá traçar a linha pastoral neste âmbito.
O pontífice argentino disse que as famílias são "o primeiro lugar onde nos formamos como pessoas e, ao mesmo tempo, são os 'tijolos' para a construção da sociedade".
Francisco já presidiu a imposição de outros sacramentos como a confirmação e a ordenação sacerdotal mas, como bispo de Roma, ainda não tinha casado nenhum de seus fiéis.
Entre os 20 casais de sua diocese que contraíram casamento está o formada por Gabriella e Guido, de 56 e 49, que estiveram acompanhados pela filha da primeira.

Gabriella foi uma mãe solteira e Guido contraiu casamento no passado apesar de posteriormente ter sido declarado nulo pelo tribunal eclesiástico da Santa Rota, segundo o jornal "La Repubblica".
Outro casal é formado por Flaviano e Giulia, os mais jovens, que tinham pensado renunciar ao banquete nupcial pelo elevado custo do mesmo já que ela trabalha em um restaurante de fast-food e ele acaba de perder seu emprego.
Por esta razão, sua paróquia se mobilizou para organizar uma festa na qual participará "toda a comunidade", segundo disse ao mesmo meio.
Passaram-se 14 anos desde a última vez na qual um pontífice oficiou de forma pública e coletiva um casamento, concretamente desde o ano 2000, quando João Paulo II dividiu este sacramento a uma série de prometidos por causa do Jubileu.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=844800942147261608

Nenhum comentário: