Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO DE FORTALEZA-CE:DEVEM COMEÇAR ATÉ MARÇO DE 2015.

PROJETO DE REFORMA
Nayana Siebra | CBM

Salmito Filho garantiu o prazo e afirmou que as obras devem durar 4 anos

Escola Maria Jesus José
Escola Maria Jesus José é um dos prédios que serão revitalizados
ALEX COSTA
fiacao embutida
24 kms de fiação serão embutidos no Centro
ALEX COSTA
As obras da primeira etapa do projeto de requalificação do Centro histórico de Fortaleza devem começar até março de 2015 e durarão quatro anos. O prazo foi garantido pelo titular da Secretária de Turismo da Capital (Setfor), Salmito Filho, durante apresentação do planejamento na Câmara de Dirigentes Logistas (CDL). 
A primeira etapa da reabilitação do Centroprevê a melhoria do espaço urbano no quadrilátero entre as avenidas Imperador, Duque de Caxias, Dom Manuel e a Rua Dr. João Moreira. Ao todo, são 24 kms de vias, embutimento de 24km de cabos, recuperação das fachadas, reforma de 10 prédios históricos e das praças, além da implantação dasegurança cidadã, na qual serão instalados 20 bases de vigilância e monitoramento para atuação da Guarda Municipal. 
As reformas envolvem também a formalização e o cadastro dos empreendedores individuaisque, hoje, trabalham de forma desordenada no Centro. Segundo Salmito, há recurso garantido para a capacitação de 10 mil ambulantes e para a construção do Centro de Economia Popular, onde os ambulantes devem trabalhar.
A verba para o projeto, de acordo com o titular da Setfor, é proveniente do Programa de Valorização e Ampliação da Infraestrutura e Atividade Turística de Fortaleza (Provatur) financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). São R$ 250 milhões já garantidos para serem investidos nesta primeira etapa.
Dentro deste projeto que deve começar até março de 2015 está incluído a reforma do Mercado Central. O equipamento receberá padronização dos boxes, ampliação da praça de alimentação, aumento do número de vagas de estacionamento, readequação dos sistemas estruturais e instalações, além de integração com o Riacho Pajeú. 
Segunda etapa deve durar 15 anos 

A segunda etapa de reforma no Centro de Fortaleza engloba os bairros Jacarecanga, Moura Brasil e Praia de Iracema. Conforme Salmito Filho, esta etapa deve durar 15 anos e a verba de execução será proveniente de uma Operação Urbana Consorciada.
Para garantir os recursos, o governo vai aumentar o potencial construtivo desta região e leiloar os Certificados de Potencial Adicional Construtivo (CEPACs), que permitem a exploração da área. Todo o dinheiro arrecadado será utilizado na requalificação. O secretário de Turismo explica que são 500 hectares e o leilão deve ocorrer em outubro. A ideia inicial da prefeitura, segundo Salmito, é  aumentar o potencial para serem construídos prédios residenciais no Centro aumentando de 28 mil para 300 mil o número de residentes no bairro.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=1178316426475727270

Nenhum comentário: