Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

AÇÃO DA PRF RETÉM 145 VEÍCULOS EM ROMARIA.

ROMARIA DE CANINDÉ
fonte:diário do sertão/cbm
Image-0-Artigo-1725236-1
Na romaria de 2013, equipe do MP flagrou um comboio com 11 carretas transportando pessoas de modo precário, o que motivou a recomendação deste ano, que orientou o endurecimento na fiscalização e o fiel cumprimento à lei
FOTO: MPCE
Fortaleza. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou à 0h de ontem a Operação Romaria Segura. A mobilização teve o intuito de coibir o transporte irregular de fiéis que se dirigiam ao município de Canindé para os festejos de São Francisco das Chagas, padroeiro da cidade.
A ação aconteceu simultaneamente nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, entre os dias 6 e 21 de outubro. Ao todo, 145 veículos foram notificados por transportar passageiros em condições precárias, e cerca de 2.500 romeiros foram transbordados durante as fiscalizações. As pessoas que seguiam nos paus-de-arara foram conduzidas às rodoviárias mais próximas aos locais da apreensão.
Para a PRF a ação foi considerada um sucesso, tendo em vista que apenas um acidente, sem gravidade, foi registrado: uma colisão traseira envolvendo dois ônibus, sem deixar nenhuma pessoa ferida.
A partir da próxima segunda-feira, terá início a segunda etapa da Operação Romaria Segura, desta vez com foco na peregrinação religiosa realizada em Juazeiro do Norte, em função do Dia de Finados, em 2 de novembro. A mobilização da PRF nesta segunda fase seguirá os mesmos padrões da de Canindé.

O endurecimento da fiscalização nas estradas, tendo em vista as romarias de Canindé e de Juazeiro, foi motivado por uma recomendação expedida pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual (MPF e MPCE), com a finalidade de inibir o transporte de pessoas em compartimentos de carga e reduzir a ocorrência de acidentes nas estradas.
Algumas excepcionalidades podem ser toleradas, como o uso de pau de arara em áreas onde não há linhas regulares de ônibus. Para tanto, os caminhões precisam oferecer condições mínimas de segurança, como assentos com encosto, cobertura com material resistente e carroceria com guardas altas. Em seguida, é necessário obter uma autorização provisória emitida por autoridade competente.
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=2949876491585999060

Nenhum comentário: