Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

ALUNOS FAZEM PERFORMANCE PELADOS EM PÁTIO DA UnB; VEJA O VÍDEO.


Evento gerou repercussão negativa entre estudantes que estavam no local.
Diretora do campus disse saber da apresentação, mas não do conteúdo.

Do G1 DF/CBM
Um vídeo gravado por um aluno da Universidade de Brasília mostra estudantes nus e seminus em uma piscina montada no pátio no campus de Ceilândia. O ato foi gravado nesta terça-feira (11) durante o horário de almoço. Segundo a reitoria da UnB, o evento fazia parte das manifestações artísticas previstas pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA) da universidade.
A apresentação gerou repercussão entre os estudantes que estavam no local. O aluno de farmácia Brayan Barros disse que o movimento foi “uma baixaria total” e acabou atrapalhando quem tentava estudar no horário. “Fiquei bastante indignado. Foi algo feito sem nenhuma preocupação com pudor. Ninguém deveria ser obrigado a ver. Quem não quisesse ver não deveria ser forçado a sair dali, porque é um espaço público.”

Antiga participante do projeto “Tubo de ensaio”, formada em artes visuais, Daiara Figueiroa disse não ver problema na nudez dos colegas. “É um projeto incrível que tem reconhecimento muito grande no meio da arte. O objetivo não é necessariamente chocar, e sim causar uma reflexão”, afirmou.
Segundo Daiara, o evento — que acontece há 13 anos na UnB — era realizado à noite, somente no campus do Plano Piloto. “Será que o curso de artes tem que ficar só no seu cantinho, onde os alunos se entendem entre eles, ou a universidade deveria ser um espaço democrático e aberto?”, questiona.
Performance de alunos da UnB no campus de Ceilândia, no Distrito Federal (Foto: Flickr/Reprodução)Performance de alunos da UnB no campus de
Ceilândia, no DF (Foto: Flickr/Reprodução)
Sem detalhes
A diretora do campus de Ceilândia, Diana Pinho, disse ter recebido um comunicado da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura informando que iriam realizar a performance no local. No entanto, segundo a diretora, o campus não recebeu detalhes sobre o conteúdo da apresentação.
“Se tivéssemos o detalhamento, certamente orientaríamos que fosse realizado em espaço fechado, só para quem quisesse assistir”, disse a diretora, que afirma ter ligado para a Reitoria da UnB cobrando mais diálogo nos futuros eventos.
“A gente apoia todo tipo de arte e cultura, mas o público tem de saber o que vai ver e se quer ver. Se for um evento com nu frontal na universidade, ele não deve acontecer no espaço de circulação de toda a comunidade”, afirmou a diretora Diana Pinho.
A gente apoia todo tipo de arte e cultura, mas o público tem de saber o que vai ver e se quer ver. Se for um evento com nu frontal na universidade, ele não deve acontecer no espaço de circulação de toda a comunidade"
Diana Pinho,
diretora do campus de Ceilândia da UnB
Projeto acadêmico
O diretor do DEA, Magno Assis, disse que o projeto foi realizado pela primeira vez nos outros três campi da UnB e que o campus de Ceilândia foi comunicado previamente. De acordo com Assis, o conceito do movimento é “ir contra padrões homofóbicos e sexistas”. “Entendemos a universidade como espaço propício para isso e existe uma necessidade de reflexão sobre esses temas.”
Segundo Assis, os 40 alunos que participam do grupo artístico passaram por um curso preparatório e têm apoio institucional da universidade. “Não é uma ação anárquica, é um projeto democrático. O olhar das pessoas é que precisa ser trabalhado”, disse o diretor. Ele afirmou que o conceito da nudez é utilizado desde o início do projeto.
“Isso repercutiu negativamente nas redes sociais por um público pontual. Os grupos se apresentam em espaços comuns. Se fossem destacados para uma área isolada, a proposta não funcionaria”, disse.
Por causa da polêmica, a diretoria decidiu suspender a realização do projeto previsto para esta quinta-feira (13) no campus do Gama. “Recebemos ameaças nas redes sociais, por isso cancelamos a mostra no último dia. Mas nos próximos 15 dias, o grupo deve voltar ao Gama e apresentar esses conceitos com diálogos e seminários para o público acadêmico. Pode ser até com outra performance do tipo.”https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=769493638198649757

Nenhum comentário: