Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

'ESTOU PREOCUPADO',DIZ EX-TREINADOR DE MULHER QUE PROTESTOU NUA NO RS.


Professor de MMA afirma que conversou com amiga na última semana.
Lutadora tirou a roupa em avenida de Porto Alegre em ato de 'desabafo'.

Do G1 RS/CBM
Lutadora nua Porto Alegre (Foto: Reprodução/Facebook)Betina começou a lutar MMA em 2011, conta ex-treinador (Foto: www.mmaniacos.com/Divulgação)
O ex-treinador da lutadora de MMA que resolveu protestar nua por ruas de Porto Alegre na quinta-feira (6) diz que está preocupado com ex-aluna e amiga. O professor de lutas Pércio Rodrigues conta que conhece Betina Baino há pelo menos 15 anos e que teve o último contato na semana passada, quando foi informado que ela estava trabalhando no interior do Rio Grande do Sul e que estava bem.

Na quinta-feira (6), ele foi surpreendido ao ver as notícias sobre o ato da pupila. A mulher foi flagrada andando completamente nua em meio à chuva e aos carros na Terceira Perimetral, um das avenidas mais movimentadas da capital. Em entrevista a um repórter da RBS TV que passava no local, ela disse que o ato era um "desabafo" contra a falta de incentivo no esporte.
“Estou bem preocupado. Fiquei surpreso. Mas vamos ver, tomara que ela se saia bem. De repente precisa de um tratamento, se está com problema psicológico. O esporte ajuda, mas quando se trata de saúde mental, é bom procurar auxílio”, comentou.
Conforme Pércio, Betina começou a lutar em 2011. Entretanto, após participar de cinco combates em nove meses em 2014, ela disse que precisava descansar. Há algum tempo, ela teria procurado outro professor para seguir os treinamentos, mas os dois nunca perderam o contato.
O treinador relata que Betina tinha potencial para seguir no esporte. Treinava duro e demonstrava gostar de competir. Mas as dificuldades para conseguir patrocínio a desanimaram. Mesmo assim, o motivo para o protesto da mulher é desconhecido pelo amigo.

“Ela se preparou muito bem. Imagina, a cada um mês e meio ela lutava. Isso é muito  difícil. Treinava com homem, com equipes fortes do estado. Só que se decepcionou pela falta de incentivo no esporte. A pessoa que quer praticar um esporte profissional quer ser remunerada por isso”, avalia.
De acordo com a Brigada Militar, a mulher foi abordada na Plínio Brasil Milano, quando caminhava em direção à Avenida Carlos Gomes, e conduziada até o posto de saúde do bairro IAPI. Nesta sexta-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde informou que ela internada em observação no local e que seu estado de saúde é regular.
Entenda o ocorrido
Na quinta-feira (6), ao ser abordada pelo abordada pelo repórter Manoel Soares, da RBS TV, enquanto caminhava nua em Porto Alegre, Betina disse que seu ato era um "desabafo" contra a falta de incentivo e as dificuldades que enfrentava no esporte (veja a entrevista no vídeo acima).
"Eu não estou sem roupa, estou natural. O que não é natural é a gente não ter saúde. O que não é natural é uma atleta se tornar prostituta para sobreviver. O que não é natural é uma prostituta que devia ser rica virar sem-teto", afirmou. "Eu acho normal sair sem roupa porque eu sou saudável, sou bonita", completou.
Em uma rede social, amigos e até desconhecidos da lutadora publicaram palavras de apoio e disseram entendê-la. Muitos elogiam sua coragem. "Te admiro, tenho uma mínima ideia do que possa ter passado, em um meio extremamente machista, sem apoio. As mulheres que persistem na luta são guerreiras apenas por não desistir. Muita força, e te digo que não foi em vão", declarou uma mulher.
Outro amigo afirma que ela é uma pessoa muito especial em sua vida e a convida para passar uma temporada com a família dele em Florianópolis, para descansar. "Te amo e sou eternamente grato por tudo que já fizestes por mim", finaliza o homem na mensagem.
Na quinta-feira passada (30), cena semelhante já havia ocorrido no Parque Moinhos de Vento, o Parcão, na capital. Outra jovem chegou a ser detida pela Brigada Militar após correr nua no parque e foi levada para uma clínica psiquiátrica. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a família dela disse que ela tem problemas psicológicos e já conta com acompanhamento médico.
Mulher nua é flagrada em Porto Alegre (Foto: Manoel Soares / G1)Lutadora protestou nua pelas ruas de Porto Alegre na quinta-feira (Foto: Manoel Soares / RBS TV).https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/src=header

Nenhum comentário: