Powered By Blogger

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

EM JUAZEIRO DO NORTE-CE: ROMARIA DAS CANDEIAS TERMINA COM PROCISSÃO.

DEVOÇÃO
fonte:dr/cbm

Mais de 200 mil fiéis percorreram as ruas de Juazeiro segurando candeias artesanais ou velas acesas

Image-0-Artigo-1790880-1
No caminho, os católicos entoavam cânticos e benditos até retornarem à Basílica Menor e à Praça dos Romeiros, onde houve a Bênção dos Chapéus. A Romaria das Candeias teve início no último dia 29 de janeiro
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
Juazeiro do Norte. Fé e devoção marcaram o término da terceira maior romaria de Juazeiro do Norte, a das Candeias, encerrada, ontem, após a tradicional procissão das velas que, segundo os organizadores, contou com cerca de 200 mil fiéis. Segurando pequenas candeias produzidas artesanalmente ou apenas velas acesas, os católicos percorreram as Ruas Padre Cícero, Santa Luzia e São Pedro entoando cânticos e benditos, até retornarem à Basílica Menor e, posteriormente, à Praça dos Romeiros, onde aconteceu a Bênção dos Chapéus, marcando a despedida aos peregrinos.
Neste ano, cerca de 300 mil pessoas participaram do evento religioso, iniciado no dia 29 de janeiro. A edição deste ano da Romaria das Candeias foi marcada pela criação de uma Comissão Especial, formada por cerca de 15 pessoas, que teve a missão de garantir que os fiéis recebessem acomodações dignas, limpas e confortáveis em pousadas e ranchos. Pontos de maior movimentação, como a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, Capela do Socorro e o Horto de Padre Cícero, também receberam atenção especial.

Em locais de maior circulação de pessoas, houve aumento do número de policiais para evitar assaltos, roubos ou furtos. Barracas de ambulantes foram proibidas nas proximidades da Igreja Matriz para não atrapalhar o trânsito. "Todas as ações foram realizadas como forma de garantir que não houvesse transtornos ou situações outras que gerassem incômodos aos romeiros", informou a secretária de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte, Marli Bezerra, avaliando como positivo o trabalho desenvolvidos setores que participaram da organização do evento. "Acho que os problemas enfrentados no ano passado não se repetiram", acredita.
Serviços
A romeira Maria dos Anjos Lima avalia que a Romaria encerrada ontem foi mais organizada do que as edições anteriores. Para ela, que permaneceu quase dez dias na cidade em companhia de um grupo de 40 pessoas, todas pernambucanas, um maior número de serviços foi disponibilizado aos romeiros.
"Graças ao meu 'Padim' a romaria deste ano foi um verdadeiro céu. A gente vem para pagar as promessas e acaba se enchendo de esperança com essa beleza toda que a gente vê na procissão. Que Deus me dê saúde para que, no ano que vem, eu esteja aqui de novo", concluiu a romeira.
Roberto Crispim
Colaborador
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=6965948793763520615

Nenhum comentário: