Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de maio de 2015

BRASIL QUER ELEIÇÕES NA VENEZUELA 'NO MENOR PRAZO POSSÍVEL', DIZ CHANCELER.


RÁPIDA CONVOCAÇÃO
Folhapress 

Recado foi dado pelo ministro das Relações Exteriores durante encontro em Brasília

imagens cedida pelo o google
O Brasil defende a convocação de eleições legislativas na Venezuela "no menor prazo possível". O recado foi dado pelo ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) ao Defensor do Povo da Venezuela, Tarek William Saab, durante encontro em Brasília nesta quinta-feira (7).
A mensagem já havia sido passada à sua homóloga venezuelana, Delcy Rodríguez, durante encontro em Quito na última terça (5).
Numa coletiva de imprensa convocada para comentar a visita das mulheres de opositores dogoverno de Nicolás Maduro ao Brasil, Vieira informou ter indicado um diplomata da pasta para recebê-las em seu nome. Lilian Tintori, mulher do oposicionista Leopoldo López, e Mitzy Capriles, mulher de Antonio Ledezma, prefeito de Caracas preso em fevereiro, participaram mais cedo de uma audiência pública no Senado Federal.
As eleições legislativas no país estão previstas para o segundo semestre do ano, mas ainda não há data confirmada. A preocupação é de que, diante de um cenário instável, o pleito seja adiado. Em março, em visita a Caracas, a missão da Unasul que acompanha o tema foi informada de que a definição poderia ocorrer no prazo de seis semanas.

"No contato que mantive terça-feira (5) em Quito com a chanceler e nesta quinta (7) com o Defensor do Povo, voltei a insistir na convocação mais pronto possível [para] a realização das eleições ", disse o chanceler.
Ele afirmou que isso deve ocorrer "no menor prazo possível para que a comissão da Unasul possa continuar exercendo seu mandato de estabelecer, apoiar e desenvolver diálogo entre oposição, governo e as forças da sociedade civil".
Vieira indicou ainda que o embaixador Clemente Baena Soares, diretor do departamento da América do Sul, poderá receber as venezuelanas, que chegaram a pedir encontro com a presidente Dilma. A orientação, disse o chanceler, é para o embaixador, em seguida, relatar a ele "todos os aspectos dessa reunião".
Comissão externa
O chanceler minimizou a visita de uma comissão externa de deputados e senadores à Venezuela, para verificar in loco a situação no país. A viagem deve ocorrer entre o fim deste mês e o início de junho.
"É mais do que natural [a iniciativa dos congressistas]. São muitas as missões externas em distintas áreas, distintos países. Não é nada de excepcional que haja essa visita. É uma visita de contato com a realidade local", disse.

Nenhum comentário: