Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de julho de 2015

SANTO DE CASA NÃO OBRA MILAGRES.

Banda Apóstolos, de Camocim, uma das melhores do Ceará

Apesar do bom repertório e da qualidade musical, a Banda Apóstolos, composta por talentosos jovens católicos camocinenses, que atrai multidões por onde passa, principalmente na Serra da Ibiapaba onde, inclusive, tem Fã Clube, não tem conseguido o mesmo êxito em Camocim. Suas apresentações na cidade, durante os principais festejos de padroeiros, não tem contado com uma populosa plateia. Ou seja, uma das melhores bandas católicas do Estado do Ceará, cujo repertório atende ao que se injeta no contexto religioso de senso comum, tem feito valer, de certo modo, a celebre frase " santo de casa não obra milagres". Sua última apresentação foi no encerramento da festa de São Pedro, cujo público foi minguado, talvez não chegando a quantidade de 300 pessoas. 

Logicamente que tudo isso não diminui a importância da banda e muito menos serve como desestimulo, pelo contrário, os "meninos" parecem encarar isso com muita maturidade cristã e profissionalismo. Além disso, a missão da banda deve estar para muito além destes por menores. Afinal de contas, nestas últimas décadas, em Camocim, salvo algumas exceções, os shows católicos tem sofrido com relação ao público. Neste período, destacamos os shows que ocorreram nos primeiros anos da mudança de data da festa do padroeiro Bom Jesus, na época do saudoso Frei Batista, ocasião em que a Praça da Matriz ficou realmente lotada para a apresentação do cantor Zé Vicente que subiu ao palco com os artistas locais. De lá pra cá, apenas Padre Zezinho e Padre Fabio de Melo, (que não são santos de casa) foram as únicas atrações  que conseguiram, na Praça do Odus, reunir bom público. 

Na realidade, o que também merece observação, e sempre mereceu, é a sociedade, os sinais dos tempos e o que as pessoas imaginam do entretenimento religioso, da propagação de cultura religiosa, do modelo massivo de evangelização, dito moderno e em evidência, e do diálogo que se estabelece entre Igreja e sociedade. E isso deveria ser também um objeto de questionamento dos grupos musicais das igrejas que se destinam aos palcos. Seria simplório dizer simplesmente que o "povo não quer saber de Deus" como uma provável justificativa. A questão pode ser mais complexa do que se imagina. 

Mas, voltando para o talento da Apóstolos, é importante salientar que ela tem pouco mais de 02 anos de existência e que neste curto espaço de tempo, já participou de vários e importantes festivais de música no âmbito da Igreja Católica no Ceará, dentre eles o Festival de Música da Comunidade Recado,  em Fortaleza, chegando a ser premiada em 2º lugar com a música "Tua Voz". A Banda já possui repertório próprio e está na luta para terminar  seu primeiro CD, algo que não está sendo muito fácil, devido ao alto custo financeiro e ao pouco ou quase nenhum patrocínio, o que é lamentável, tendo em vista não apenas o ponto de vista religioso, mas também a ótica social na relevância da arte, da cultura e do envolvimento da Juventude, que milita praticamente órfão de politicas públicas comprometidas com esta vertente social, o que torna todo e qualquer artista de reconhecido potencial vitima da lógica injusta do mercado fonológico (isto é outra discussão). 

O que realmente desejamos é o sucesso cada vez mais e a prosperidade da missão da Banda Apóstolos, que tem representado muito bem a Paróquia de Camocim. 
Fonte:RC/CBM

Nenhum comentário: