Powered By Blogger

domingo, 23 de agosto de 2015

O MINISTRO GILMAR MENDES PEDE INVESTIGAÇÃO DA CAMPANHA DE DILMA ROUSSEFF.

Ministro Gilmar Mendes determinou que a Procuradoria Geral da Justiça apure possível uso de dinheiro do esquema Lava Jato na campanha de Dilma
Gilmar Mendes alega que há vários indicativos de irregularidades
Sob o argumento de que há “vários indicativos” de que a campanha à reeleição de Dilma Rousseff e o PT foram financiados por propina desviada da Petrobras no esquema da Lava Jato, o ministro Gilmar Mendes determinou ontem que a Procuradoria-Geral da República apure eventuais crimes.
O ministro, que é integrante do Supremo Tribunal Federal e vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), cruzou dados das investigações do petrolão com as doações legalmente registradas na Justiça Eleitoral.
“Há vários indicativos (...) de que o PT foi indiretamente financiado pela Petrobras [o que é proibido pela lei]. (...) Somado a isso, a conta de campanha da candidata também contabilizou expressiva entrada de valores depositados pelas empresas investigadas”, afirma Mendes.

Entre os elementos da Lava Jato usados pelo ministro está trecho da delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa em que ele afirma ter doado R$ 7,5 milhões para a campanha de Dilma.
Segundo técnicos do TSE, empresas sob suspeita do esquema doaram R$ 172 milhões ao PT. Mendes aponta que parte desses valores foram transferidos para a campanha de Dilma.
Por fim, Mendes também pede investigação sobre despesas suspeitas da campanha de Dilma, entre elas os gastos declarados para a empresa Focal, a segunda empresa que mais recebeu dinheiro da campanha, apesar de estar, oficialmente, no nome de um motorista.
As contas da campanha à reeleição de Dilma foram aprovadas no ano passado, mas Gilmar Mendes determinou, na ocasião, que as autoridades continuassem investigando suspeitas de ilícito.
Em nota, Edinho Silva, ministro da Secom e ex coordenador financeiro da campanha 2014, disse que “todas as contribuições e despesas da campanha de 2014 foram apresentadas ao TSE”.
Temer
Sem ambiente para continuar na articulação política do governo, o vice-presidente Michel Temer deve deixar a função, depois de passar a ser desautorizado internamente e perceber que a presidente Dilma Rousseff tomou para si o controle das negociações.
O clima entre Temer e Dilma é de estranhamento desde que ele, no auge da crise política, declarou que “alguém” precisava unir o país. ( das agências)

Nenhum comentário: