Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

SERVIDORES USAVAM RECIBOS FALSO PARA DESVIAR VERBA DA CÂMARA DE FORTALEZA-CE.


Ex-dono de agência franqueada dos Correios e ex-servidor foram presos.
Investigações do MP já levaram ao afastamento de dois ex-vereadores.

Do G1 CE
Câmara Municipal de Fortaleza (Foto: CMFOR/Divulgação)Câmara Municipal de Fortaleza (Foto: CMFOR/Divulgação)
O esquema de desvio de verba de Câmara Municipal de Fortaleza era mantido por meio de emissão de recibos falsos feito por uma agência dos Correios, de acordo com o promotor da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap) Luiz Alcântara.
Duas pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (8) suspeitas de envolvimento no esquema, Francisco Elias Santos Salomão, ex-diretor responsável pela liberação dos pagamentos da verba de desempenho parlamentar (VDP), utilizada para manutenção dos gabinetes dos vereadores de Fortaleza; e Antonio José Cunha, ex-proprietário de uma agência franqueada dos Correios que fornecia recibos falsos para a Câmara Municipal.
O Ministério Público não detalhou o valor desviado na Câmara com o esquema, revelado na 3ª 3ª fase da operação de combate ao crime de desvio da Verba de Desempenho Parlamentar da Câmara de Fortaleza. As investigações já levaram ao afastamento dos ex-vereadores Leonelzinho Alencar e A Onde é.

O promotor Luiz Alcânatra esclarece que os Correios colaboraram com as investigações e que o investigado não é mais proprietário da agência. "Agradecemos também a Polícia Civil que tem tido efetiva participação e parceria no combate à corrupção", disse. O caso continua sendo investigado pelo MPCE e corre em segredo de Justiça.
O Ministério Público Estadual do Ceará já havia denunciado a facilidade e falta de comprovante para sacar verba parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza. Ainda de acordo com o MP, os vereadores podem solicitar verba apenas alegando que vai realizar serviços, sem apresentar depois qualquer comprovante de gasto.

Nenhum comentário: