Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

AEROPORTO DE JUAZEIRO DO PADRE CICERO PREVÊ DESAPROPRIAÇÃO ÁREAS.


Relatório sobre esta nova etapa da ampliação do local foi apresentado ontem, em Juazeiro do Norte


Juazeiro do Norte Mais uma etapa foi vencida para ampliação futura e melhorias de infraestrutura do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste município. Foi apresentado na manhã de ontem, no local, o relatório de conclusão do levantamento de avaliação e perícias de engenharia para a desapropriação de parte da área do entorno.

O processo de desapropriação deverá ser iniciado ainda neste ano, caso a Prefeitura consiga meios de preparar o espaço para ampliação. Prefeito Raimundo Macedo esteve presente FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Para que isso ocorra, o município deverá investir mais de R$ 11 milhões, incluindo a indenização de moradores, para desocupação de alguns espaços. No mês de outubro do ano passado, o presidente da Infraero, Gustavo Vale, esteve em Juazeiro para conhecer o aeroporto e destacou a necessidade de empreender melhorias.

Acordo
Quanto à continuidade dos Módulos Operacionais Provisórios (MOPs), pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que deveriam estar prontos desde abril do ano passado, a perspectiva, após acordo firmado com a administração da cidade, é inaugurar a obra em 22 de julho deste ano, aniversário de Juazeiro do Norte, ampliando a capacidade anual de usuários de 150 mil para 800 mil pessoas.

O município entrará com a parceria na melhoria da infraestrutura de acesso. Deverão ser investidos nesse projeto cerca de R$ 2,6 milhões, com investimentos da Infraero. No dia 21, acontece nova licitação, depois de oito delas fracassadas e com desistência, para escolha da empresa que irá dar continuidade e concluir os serviços dos MOPs. Depois desse prazo, a perspectiva é iniciar a construção em 60 dias. O prazo para conclusão dos módulos está estipulado, de acordo com o edital, em 90 dias.

Insumos

Um dos maiores problemas, conforme a superintendência regional da Infraero, está relacionado aos insumos a serem adquiridos para os serviços. Para facilitar o andamento dos trabalhos, foi realizada uma avaliação técnica da disponibilidade do material no mercado, o que irá facilitar a conclusão da obra. A paralisação dos serviços, inicialmente, se deu pela falta de material para revestimentos das paredes.

A área atual do aeroporto é de 1.288,740 metros quadrados. Com a incorporação do espaço a ser desapropriado, de 486 mil m², o equipamento ficará com 1.774,740 m². Com essa área a mais, o superintendente da regional Nordeste da Infraero, Fernando Nicácio da Cunha Filho, que fez a apresentação do relatório, afirma que haverá condições de melhorias relacionadas à segurança, área de manobra, pista de táxi, entre outras alternativas, proporcionando melhor infraestrutura aeroportuária.

A reunião para apresentar o relatório com os levantamentos realizados por técnicos da Caixa Econômica Federal (CEF) foi realizada com a presença de funcionários do aeroporto, representantes das empresas aéreas, o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, e secretários da administração. O município se comprometeu com as obras de infraestrutura para o equipamento, como a duplicação de vias de acesso.

O prefeito disse que a sua parte será cumprir no tempo hábil, para que haja as melhorias necessárias, e classificou as condições de adequação de espaços, como estacionamento, de caóticas e que devem ser ampliadas com urgência. Ele se referiu principalmente aos horários de chegada dos voos em que o aeroporto fica completamente lotado, junto com o estacionamento, que está em funcionamento com capacidade reduzida.

O superintendente regional destacou a demanda crescente que o aeroporto regional tem tido nos últimos anos, e ressaltou a necessidade das melhorias, atualizando esses investimentos, de curto e médio prazo. O ano de 2012 fechou com uma demanda de usuários de 447 mil passageiros, surpreendendo a própria administração do equipamento.

Mais voos
No ano de 2011, a demanda de passageiros foi de 334 mil. Ou seja, mais de 100 mil pessoas embarcaram e desembarcaram na cidade com uma diferença de apenas um ano.

O crescimento na quantidade de voos também tem sido crescente, contando atualmente com cerca de 10 voos diários para as principais praças do Brasil, com as empresas Gol, Avianca, Trip e Azul.

"Essas melhorias se tornam urgentes tendo em vista a demanda crescente e o crescimento econômico regional. O aeroporto tem uma grande importância nesse processo de desenvolvimento regional", disse o superintendente regional.

Mais informações:

Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes
Avenida Virgílio Távora, 4000
Bairro Aeroporto, Juazeiro
Telefones: (88) 3311.6503
fonte:Dn cariri/camocim belo mar belo mar blog

Nenhum comentário: