Powered By Blogger

domingo, 22 de dezembro de 2013

NASCE O TIME DOS OPERÁRIOS.

Ferroviário surgiu junto com o profissionalismo, o primeiro gol narrado pelo rádio e os campos com grama

Quando a rivalidade entre Ceará e Fortaleza se consolidava forte no Campeonato Cearense, surgiu o que se tornaria um dos maiores clubes do Estado, que ficaria marcado na história do futebol local por revelar grandes craques. No dia 9 de maio de 1933, era fundado o Ferroviário Atlético Clube. Fruto da junção das equipes Matapasto e Jurubeba. Valdemar Caracas, disse certa vez, que o Tubarão recebeu, na pia batismal, o nome de Ferroviário Football Clube, mas, na confirmação da crisma, o eterno fundador do Ferrão substituiu o Football por Atlético.
Paixão pelo esporte fez com que Caracas se tornasse cronista Foto: Agência Diário
Por falar em operário, o time da Barra foi fundado por trabalhadores da Rede de Viação Cearense (RVC). No ano de 1933, aproveitando umas horinhas de folga, funcionários resolveram aproveitar e jogar uma bolinha. Eles próprios limparam o terreno e conseguiram uma bola para praticar o esporte.
Desde o início, o Ferroviário foi arrasador. Desde quando surgiu, venceu quase todos os campeonatos de subúrbio. No ano de 1938, foi convidado a participar do Cearense. Depois de dois vice-campeonatos – os de 1940 e 1942 –, o Ferroviário conquistou seu primeiro título em 1945. Na primeira conquista, o Tubarão evitou o tricampeonato do Maguary. Na final, no domingo, 17 de fevereiro de 1946, o Ferrão derrotou o adversário pelo placar de 3 a 1, levando para casa sua primeira taça.
Rei do chute
Depois da crise que durou de 1929 até 1932, o Estadual se estabeleceu e retornou em grande estilo em meados década de 1930, quando destacou-se Edson Ramos, o “Bila”. O atacante do Fortaleza tinha um chute que era praticamente indefensável para os goleiros.

Valdemar Caracas (primeiro em pé à esquerda) com o time campeão cearense de 1945. Ele foi tudo no Ferroviário, menos presidente, porque nunca quis sê-lo
Ainda naquela década, os campos locais puderam conferir dois novos craques do nosso futebol. Primeiro, o goleiro Pintado campeão local pelo Ceará nos anos de 1931/32 e 1948. Pintado foi o primeiro grande arqueiro do time de Porangabuçu. O outro foi Fred, mais conhecido por “Alemão”. Este atleta veio para o Brasil depois de ser deportado da Alemanha nazista. E veio para fazer história. Alemão é o jogador que mais marcou gols em uma única partida pelo Estadual, e no Estádio Presidente Vargas: nada menos que oito tentos marcados na vitória do Fortaleza sobre o Iracema.

Profissionalismo
No fim dos anos 30 e início dos 40, o profissionalismo chegou de vez ao nosso futebol. Mas o Fortaleza tentou resistir. Com isso, o Tricolor perdeu atletas para Ceará, Ferroviário e Maguary.
Estádio Municipal Getúlio Vargas foi o primeiro em nossa capital a ter grama. Antes, os estádios só tinham campo de barro. Arquibancadas de madeira reforçada eram outra novidade para o início dos anos 1940 Foto: Arquivo pessoal de Nirez
O Vovô, tentando recuperar a hegemonia, trouxe da Bahia, em 1939, o atleta Biinha. Este foi o primeiro jogador a chegar de avião ao Estado. O profissionalismo alvinegro nos anos seguintes daria frutos. O Vovô conquistou os títulos de 1939, 1941,1942,1948,1951,1957, 1958 e o tão sonhado tricampeonato depois de vários anos – 1961,1962 e 1963.
Nos anos seguintes, Fortaleza e Ferroviário fizeram o mesmo e abiscoitaram triunfos. O Leão levou em 1937,38, 46, 47,49,53, 54, 59 e 60. Já o Ferrão foi campeão em 1945, 50 e 52.
SAIBA MAIS
Panelada e morte
O craque Mitotônio do Ceará morreu no dia 1º de abril de 1951, durante uma partida entre Ceará e Gentilândia no Estádio Presidente Vargas. A história conta que o craque alvinegro, antes do jogo, havia comido uma panelada. O atleta foi para o campo e durante a disputa passou mal. Foi socorrido para a Assistência Municipal, hoje Instituto José Frota, mas morreu no dia seguinte, em sua residência
Caracas na delegacia
A final do certame de 1949, entre Fortaleza e Ferroviário, terminou na delegacia. A segunda partida terminou empatada em 1 a 1. E no último jogo, o Fortaleza venceu por 2 a 1. O fato curioso dessa partida é que, indignados com a arbitragem, jogadores do Ferroviário abandonaram o confronto e foram parar na delegacia, situada no Centro de Fortaleza
Primeiros duelos no PV pelas ondas do rádio
O futebol nos anos 1930 já se tornara uma paixão cearense. E nada melhor do que o rádio para retratar esse amor. No dia 24 de dezembro de 1939, foi gravado, em áudio, no Ceará, o primeiro gol da história dos campeonatos cearenses. Foi durante a partida entre Maguary e Estrela do Mar. Luizinho, do Maguary, marcou aos 8 minutos do primeiro tempo. O Estrela do Mar (primeiro time de Blanchard Girão) venceu o duelo pelo placar de 4 a 1. O confronto foi transmitido pela PRE-9 Ceará Rádio Clube, tendo como locutor o radialista José Cabral de Araújo.
Municipal
Os certames de 1914 até 1940 foram disputados no Campo do Prado, Pelotas (Praça de Pelotas), Alagadiço e Maranguape. O local estava longe do ideal. Era de barro batido, tendo de ser molhado antes das partidas.
No ano de 1941, foi inaugurado o Estádio Municipal Getúlio Vargas, com arquibancadas de madeira e totalmente gramado. Sua inauguração ocorreu no dia 14 de setembro de 1941, somente com shows e desfiles, e a primeira partida ocorreu uma semana depois, no dia 21. O primeiro embate foi Ferroviário x Tramways de Pernambuco. Chinês, do Tubarão, assinalou o primeiro gol do PV, aos vinte minutos do 
Especial para o Jogada

Nenhum comentário: