Powered By Blogger

terça-feira, 11 de março de 2014

ALUNOS DE IGUATU-CE SÃO DESTAQUE EM VESTIBULAR.

eNSINO PROFISSIONALIZANTE
Image-0-Artigo-1563095-1
Os estudantes cumprem jornadas de estudo em busca de bons resultados nas melhores e concorridas universidades do Estado e também do País
A formação e a qualificação profissional têm a parceria entre a CDL da cidade e a escola Amélia Figueiredo
Iguatu No Centro-Sul do Estado, os bons resultados alcançados pelos estudantes de uma escola pública de ensino profissionalizante em tempo integral, a escola Amélia Figueiredo de Lavor, estão apontando para essas duas direções de crescimento econômico e social: o desenvolvimento e o comércio.
A formação e a qualificação profissional de jovens protagonistas que vão atuar nas empresas, indústrias, escritórios, vão montar seus próprios negócios e ocuparem os melhores espaços na ciranda do desenvolvimento local e regional, sugerem, numa visão macro, que poderão alcançar lugar de destaque também em nível estadual e nacional.
O resultado das aprovações para cursos de nível superior, através de vestibulares, Sisu, Enem ou Prouni, chama a atenção não só pelo número de alunos que tiveram seus passaportes carimbados para a universidade, mas principalmente pela variação. Alguns deles conseguiram passar em dois, três e até quatro cursos diferentes, para instituições diferentes.
Através do Enem 2013 e pelos vestibulares, a escola Amélia Figueiredo conseguiu aprovar 68 dos 99 alunos que estavam no 3º ano dos cursos profissionalizantes de Enfermagem, Administração e Informática, em 188 cursos universitários. Os aprovados, a maioria já está na universidade estudando. Os ingressos se deram pelo sistema de cotas do Sisu, Prouni, ou pela nota Enem.
Das três melhores notas do Enem 2013, na área de abrangência da Crede-16, que compreende os municípios de Iguatu, Acopiara, Jucás, Cariús, Catarina, Orós e Quixelô, duas foram alcançadas por estudantes da referida escola, 1º e 3º lugar, acima de 700 pontos, segundo informou Francisco Gilson de Souza, coordenador pedagógico.
O médico oftalmologista Dr. Ariosto Bezerra Vale, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Iguatu, ficou tão entusiasmado com o número de aprovações que se propôs a firmar parcerias entre a CDL da cidade e a escola Amélia Figueiredo, para dar suporte principalmente na fase de estágios dos estudantes dos cursos técnicos no comércio. "Nós acreditamos que esse apoio também é importante, porque a escola, assim como os estudantes, precisa cumprir a fase dos estágios que faz parte do curso profissionalizante, e o mais importante, não impede do aluno buscar a carreira que ele quiser, concorrendo nos vestibulares, como aconteceu agora", disse o líder lojista.
Curta trajetória
Transformada em escola de tempo integral do ensino profissionalizante em 2008, pela Secretaria de Educação do Governo do Estado, a instituição, que antes funcionava apenas com o ensino médio, está mostrando resultados animadores e surpreendentes, em relação à aprovação nos cursos de nível superior.

Os bons resultados obtidos nesta curta trajetória têm atraído olhares e atenção de estudantes e pais de ambas as direções. Isto vem aumentando a procura por vagas ano após ano. Neste ano letivo estão matriculados 328 alunos em nove turmas, três de cada série, nos níveis de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, categoria profissionalizante, nos cursos de Informática, Enfermagem e Administração.
O atual diretor, Francisco Aristônio de Almeida Santos, afirmou que os resultados positivos fazem parte de um trabalho gradativo construído desde o início do projeto. Ele assumiu a direção da escola há um mês e fez questão de frisar o importante trabalho desenvolvido ao longo do período, pelo diretor anterior, Elival Pereira, que nomeado para assumir a direção de outra instituição de ensino técnico profissionalizante em Jucás.
Aristônio relatou que há uma preocupação dos educadores com a formação cidadã dos alunos, nas suas relações humanas, conduta, ética, apresentações em público e outros meios de orientações, através de disciplinas extracurriculares como 'Mundo do Trabalho', 'Projeto de Vida' e 'Formação para a Cidadania', que visam trabalhar o aluno em todo o conjunto, no seu mais amplo desenvolvimento pessoal, profissional e cidadão.
Destacou o projeto chamado 'Célula de Aprendizagem Cooperativa', que ocorre semanalmente com uma aula extra, quando os estudantes com mais habilidade em determinadas disciplinas se autoajudam em regime cooperativo auxiliando outros colegas com mais dificuldade.
Segundo ele, está tem sido uma ferramenta muito importante nos resultados obtidos pela escola, em aprendizado e até nos vestibulares. Aristônio afirmou que há um empenho muito grande de todos que trabalham na instituição. "Todos são educadores e todos são responsáveis pelo bom andamento da escola, desde o porteiro, passando pela zeladora, a cozinheira, a secretária, enfim, não há função em separado, todos são protagonistas do projeto de educar".
Uma das aprovações mais comemoradas foi da estudante Aline Reinaldo Jacó, que passou em 3º lugar para o curso de Direito da Universidade Federal do Ceará, através do Sisu, aprovada também em Direito pela Universidade Regional do Cariri, através do vestibular, e alcançou o 4º lugar para um dos cursos de Direito mais conceituados do país, pela Pontifícia Universidade Católica/SP, através do Prouni. Uma vitória pessoal e histórica para uma estudante de escola pública do interior, oriunda de uma família humilde com poucos recursos.
Preparação
Rivânio Raimundo de Souza, que leciona História, afirmou que sempre trabalha com os alunos na busca pelos melhores resultados. Ele ressaltou que a escola tem a missão de formar profissionais de nível médio técnico, mas preparando também para o vestibular focando a universidade. "Nossa visão também é que o estudante use a formação técnica para galgar novos espaços na carreira profissional".
De acordo com ele, uma das estratégias usadas nas aulas, e até nas provas, sempre foi preparar os alunos para concorrer em patamar de igualdade com outros melhores. "No Enem, por exemplo, não se avalia o aluno, se avalia o conhecimento que ele tem, por isso nós sempre trabalhamos para munir nossos alunos de conhecimento".
Ele admitiu que explora sob medida a capacidade dos estudantes, usando questões dos vestibulares mais concorridos do país, na tentativa de elevar o nível e melhor instruí-los. O professor informou que a maratona de preparação começa cedo, logo no início do ano letivo, quando a escola agenda os aulões aos sábados e os professores se revezam voluntariamente para aplicar as aulas e fortalecer os conhecimentos dos estudantes.
Aparecida Amorim da Silva, passou no vestibular para o curso de Economia, da Urca quando ainda estava no ensino médio. A estudante de origem humilde declarou: "Sempre quis fazer Economia, é uma área que trabalha não só cálculo, mas também a história das economias pelo mundo". Segundo ele, outro atrativo para o curso foi pelo fato de não ser apenas ciência exata, mas também social.
Hailanne Braúna de Carvalho é colega de turma de Aparecida. Ela passou para o curso de Administração da Universidade de Fortaleza, e no curso de Farmácia, da faculdade Estácio de Sá, de Juazeiro do Norte. "Quando fiz o curso de Administração, no ensino médio, na Escola profissionalizante Amélia Figueiredo, gostei muito dessa área".fonte:DNR/CBM
Mais informações:
CDL de Iguatu
Telefone: (88) 3581-1818
Email: cdliguatu@hotmail.com
Web Site: http://www.cdliguatu.com.br

Nenhum comentário: