Powered By Blogger

terça-feira, 11 de março de 2014

VILA-LOBOS GANHA HOMENAGEM EM LONDRES.



Player

imagens cedida pelo google

O compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) vai ganhar uma homenagem em Londres neste sábado.
Durante todo o dia, o trabalho de um dos artistas mais prolíficos do Brasil será revisitado pela Orquestra Sinfônica e pelo Coral da BBC.
Além das apresentações musicais, haverá a exibição do filme "Descobrimento do Brasil", do cineasta brasileiro Humberto Mauro (1897-1983).
A reportagem da BBC teve acesso exclusivo a um dos ensaios do Coral da BBC.
O grupo será regido pelo maestro brasileiro Celso Antunes, regente associado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Osesp.
Não é a primeira vez que Antunes recebe o convite para comandar o coral. Além disso, entre 2002 e 2007, ele foi regente titular e diretor artístico da National Chamber Choir, o coral mais importante da Irlanda.
Mas o estado das partituras não foi o único desafio para o coral. Cantar em português brasileiro também exigiu dedicação do grupo.

"Não cantamos em português com frequência. Nós somos um grupo que canta em diferentes línguas, mas em português brasileiro só quando Celso está conosco", diz Rebecca Lodge, integrante do coral.
Paul Hughes, diretor-geral da Orquestra Sinfônica e do Coral da BBC, foi um dos que teve a ideia de dedicar um dia inteiro a Villa-Lobos.
"Quando você ouve Villa Lobos no ensaio e depois durante o concerto, você percebe que o som é diferente de tudo o que você já escutou. Imediatamente você se dá conta de que se trata de algo incomum, não europeu, e pouco familiar à maioria dos ouvintes. É disso que eu gosto", diz ele.
Nesta semana, se completam 127 anos do nascimento de Villa-Lobos. Gênio indomável, ele deu projeção internacional à música brasileira.
Os organizadores esperam que, depois de um dia inteiro dedicado ao compositor, suas obras possam ter maior visibilidade no cenário musical internacional.

Nenhum comentário: