Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

HEMOCENTRO DE FORTALEZA-CE PRECISA DE DOADORES DE SANGUE NESTE PERÍODO.



Férias e festas de fim do ano diminuem o número de doações.
São necessárias 250 doações diárias para atender à demanda.

imagens cedida pelo google,Com o período de férias e de festas de fim-de-ano há uma diminuição no número de doações de sangue, no Ceará. Para atender à demanda desse período, são necessárias 250 doações diárias. Nas últimas semanas de dezembro esse número caiu cerca de 30%. O sangue pode ficar em estoque até 42 dias. Segundo Nágela Lima, coordenadora de Captação do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), há alguns meses o Hemocentro não consegue assegurar um estoque de sangue para atender as demandas dos hospitais atendidos.
“Esperamos que as pessoas, além de incluírem na agenda de Natal, durante este mês de dezembro, as confraternizações do amigo secreto, das compras, das festas com as famílias, não esqueçam do compromisso em doar sangue”. Apostando na solidariedade das pessoas, o Hemoce vai funcionar na segunda-feira (24), véspera de Natal, até às 12 horas. Também no dia 31 de dezembro, o Hemoce funciona no mesmo horário. No dia 25 e 1 º de janeiro de 2013 a Unidade não funciona, retornando ao horário normal no dias seguintes.
Para doar, basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais 50 kg, ter entre 16 e 67 anos e apresentar um documento com foto. Os doadores do sexo masculino, podem realizar até quatro doações ao ano, bastando apenas, intervalos de dois meses de uma doação para outra. Já as mulheres, podem realizar até três doações ao ano, com intervalo de três meses entre as doações.
Os menores de idade, só podem doar com consentimento formal do responsável legal. Para tanto, o Hemoce criou um Termo de Consentimento que deverá ser preeenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. Para os casos de tutela, deverá ser entregue cópia do documento legal (Tutela Jurisdicional).
Mais informações
Hemoce: Avenida José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo, Fortaleza
Telefone: (85) 3101-229
6

Nenhum comentário: