Powered By Blogger

sábado, 2 de fevereiro de 2013

CALENDÁRIO:ANO DE 2013 TERÁ ECLIPES.


Quem vive no Brasil poderá acompanhar dois eclipses lunares e um solar

Eclipse lunar parcial (esquerda) e eclipse solar anular, ocorridos no ano passado / AFPEclipse lunar parcial (esquerda) e eclipse solar anular, ocorridos no ano passadoAFP

Para quem gosta de observar fenômenos naturais no céu, o ano de 2013 será marcado por cinco eclipses: três lunares e dois solares, de acordo com calendário informado pela NASA (Agência Espacial Americana).

O primeiro eclipse do ano será em 25 de abril. Será um eclipse lunar parcial, com visibilidade na Europa, na África, na Ásia e na Austrália. A duração prevista é de cerca de 30 minutos.

Um eclipse lunar parcial ocorre quando parte da lua fica coberta pela sombra projetada pela Terra.

No mês de maio, acontecerão outros dois eclipses. O primeiro será solar, no dia 10. Será um eclipse anular, com visibilidade na Austrália, Nova Zelândia e centro do Pacífico.


Um eclipse solar anular ocorre quando a lua cobre o sol, mas deixa um anel ao seu redor visível.

O segundo eclipse no mês de maio será um lunar penumbral, no dia 25. Este será visível nas Américas e na África. Quem vive no Brasil terá uma boa oportunidade de acompanhar o fenômeno, desde que o céu esteja sem nuvens.

Um eclipse lunar penumbral ocorre quando a lua entra na região da penumbra da sombra da Terra, ou seja, ela não fica totalmente escura.

Em outubro, ocorrerá outro eclipse penumbral, no dia 18, e será visível nas Américas, Europa, África e Ásia. Quem vive no Brasil, mais uma vez, poderá acompanhar.

O último eclipse de 2013 está previsto para acontecer no dia 3 de novembro, e será um eclipse solar híbrido. Ele poderá ser visível em parte das Américas do Norte e Central, na região norte da América do Sul (para estados do norte e nordeste do Brasil), e em partes da Europa e África.

Um eclipse solar híbrido é classificado para quando o sol é visto totalmente coberto em alguns lugares e com uma formação anular em outros, dependendo da variação da sombra da lua na Terra.

Calendário lunar de 2013
25 de abril
 – eclipse parcial, visível na Europa, África, Áustrália e Ásia

25 de maio – eclipse penumbral – visível nas Américas e na África

18 de outubro – eclipse penumbral – visível nas Américas, na Europa, África e Ásia

Calendário solar de 2013
10 de maio
 – eclipse anular – visível na Austrália, Nova Zelândia e centro do Pacífico

3 de novembro – eclipse híbrido – visível na América do Norte e Central e partes da América do Sul, Europa e África.fonte:noticias da band/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: