Powered By Blogger

sábado, 2 de fevereiro de 2013

DIANE 35: ESPECIALISTA RECOMENDA CAUTELA.


Para Rogério Dias, é preciso aguardar resultados dos estudos com o medicamento; pacientes devem conversar com seus médicos

França decidiu tirar o medicamento de circulação / Philippe Huguen/AFP França decidiu tirar o medicamento de circulaçãoPhilippe Huguen/AFP
No último domingo, a França confirmou a morte de quatro mulheres, relacionadas ao uso da pílula Diane 35. As mortes foram em decorrência de trombose venosa. O medicamento, conhecido pela sua ação anticoncepcional, foi desenvolvido para o tratamento da acne e problemas relacionados. Após as mortes, a ANSM (Agência de Segurança Nacional de Medicamento e Produtos de Saúde francesa) decidiu tirar o medicamento de circulação no país.

Os quatro casos ocorreram nos últimos 25 anos e serão analisados pela ANSM. Há ainda outros que também podem estar relacionados ao uso da pílula. O laboratório Bayer, fabricante do medicamento, anunciou que vai colaborar com a agência francesa e ressaltou que o uso desse medicamento deve ser feito com prescrição e acompanhamento médico.

Além disso, o laboratório ressaltou que, “apesar de raro, esse efeito adverso é mencionado nas bulas de todos os contraceptivos/compostos hormonais para outras indicações, como o Diane para orientação às consumidoras e à classe médica”.


Cautela
O laudo da agência francesa sobre o medicamento ainda não foi divulgado. Mas, para o professor Rogério Dias, do Departamento de Ginecologia da Unesp Botucatu, informações como essa, das mortes relacionadas ao medicamento, devem ser vistas com “certa reserva”.

“O Diane 35 é uma pílula composta por dois hormônios, a progesterona e o estrogênio. Toda a pílula, todo medicamento que tem componente hormonal, pode predispor alguns problemas cardiovasculares. Em todas as bulas existem recomendações dos fatores que podem predispor”, diz o especialista.

Segundo Dias, desde que o medicamento foi lançado, há mais de 25 anos, cerca de 200 mil a 250 mil mulheres já o usaram. “De repente vemos quatro mortes. Mas devemos pensar em que condições elas aconteceram, considerando a faixa etária, se eram tabagistas, hipertensas, obesas, sedentárias, se tinham fatores predisponentes a trombose ou AVC”, explica.

Informação
O médico afirma ainda que, o ideal agora, é que as mulheres que fazem o uso do medicamento passem a observar algum sintoma anormal, como cefaleia, tontura, irritabilidade, entre outros. “Em primeiro lugar, ela deve procurar seu médico ou um centro hospitalar e ser submetida a uma boa triagem para verificar se não tem fatores predisponentes”, explica.

Para o especialista, o momento agora é de esperar o resultado da análise do medicamento. Além disso, ele diz que “as pacientes precisam ser orientadas e seguidas regularmente pelo médico ou equipe médica e obedecer suas consultas periodicamente”. Dias afirma ainda que a mulher deve tirar todas as dúvidas com seus médicos. “Muitas coisas acontecem por falta de informação”, finaliza.

Brasil
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que o medicamento é registrado no Brasil desde 2002, para “tratamento acne, principalmente nas formas pronunciadas e naquelas acompanhadas de seborreia, inflamações ou formações de nódulos (acne papulopustulosa, acne nodulocística).

Segundo o órgão, a bula do medicamento veta seu uso em casos onde há “presença ou histórico de processos trombóticos/tromboembólicos arteriais ou venosos”. A Anvisa informou ainda que “continua a monitorar a segurança de medicamentos e reforça a necessidade da promoção do uso seguro e racional de medicamentos. Nesse sentido, solicita aos profissionais de saúde que notifiquem especialmente as suspeitas de reações adversas graves pelo sistema Notivisa”.fonte:noticias da band/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: