Powered By Blogger

sábado, 2 de fevereiro de 2013

DOR NAS COSTA É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ.


imagens cedida pelo google

Mais de 116 mil pessoas receberam auxílio-doença por esse motivo



Dor nas costas está entre as principais causas de aposentadoria por invalidez no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre janeiro e novembro de 2012, mais de 116 mil pessoas receberam auxílio-doença por esse motivo.
O presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC), Helder Montenegro, diz que o problema vem afetando cada vez mais mais cedo a população. Ele cita o sedentarismo, a má postura, a obesidade e o fumo como fatores que podem causar dor nas costas. “Alguns estudos mostram que o problema é a geração computador, jovens que trocaram a prática esportiva pelo computador, assim como em algumas profissões, que facilitam que a pessoa fique mais tempo sentada. Essa não é uma posição boa, há uma sobrecarga grande na coluna, principalmente quando não se senta corretamente”, disse o especialista.

Prevenção
De acordo com Montenegro, a famosa caminhada não é suficiente para fortalecer os músculos da coluna e evitar as dores. “Existem músculos que precisam de determinadas técnicas para serem trabalhados, isso se faz com o pilates e a musculação, desde que haja profissionais capacitados”.
Com o objetivo de prevenir o problema, a Abrc e o ITC Vertebral estão lançando neste sábado (2), em Brasília, a Campanha Nacional Alerta para Prevenção de Dores nas Costas. A programação inclui a distribuição de cartilhas com exercícios que mostram hábitos posturais que fazem mal à coluna, além de consultas gratuitas de pressão arterial, demonstração de exercícios e orientações de fisioterapeutas.
Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário: