Powered By Blogger

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

GOOGLE DÁ 10 DICAS PARA VOCÊ PROTEGER MELHOR OS SEUS DADOS PESSOAIS NA WEB.

SEGURANÇA
fonte:dn

Nesta terça, 10 de fevereiro, é comemorado o Dia da Internet Segura.

Google
Em 10 de fevereiro comemora-se o Dia da Internet Segura, um tema de importância para todos aqueles que utilizam a web. Para a data, o Google listou dez dicas que visam alertar os usuários sobre a importância de proteger tanto sua identidade online como a de amigos e familiares. 
Confira as dicas:
1 - Proteja suas senhas. Utilize combinações que sejam difíceis, misturando letras e números para garantir que ela seja mais difícil de ser descoberta. Também é importante que sejam diferentes para cada serviço online, pois caso o computador seja infectado por softwares de registro e captura de senha não será possível acessar todos os seus domínios. Para reduzir os riscos de invasão, atualize as senhas ao menos duas vezes ao ano.
2 - Habilite mecanismos extras de segurança.  Existem diferentes opções, como a verificação em duas etapas fornecida pelo Google em que, além de inserir seus dados de login e senha, o usuário também precisa digitar um código de segurança que ele vai receber em seu smartphone para ter acesso a seu email: uma proteção a mais para evitar a invasão de sua conta.

3- Mantenha em dia as atualizações de software, navegadores e sistemas operacionais. Atualize as últimas versões durante o período nas quais elas estão disponíveis. Quanto mais nova for a versão, menor é a possibilidade de que existam malwares desenvolvidos para ela.
4 - Não armazene suas senhas em seu smartphone. Não é recomendável armazenar informações como login, senhas e outros dados dentro do dispositivo pois, no caso dele ser roubado, suas informações pessoais poderão ser descobertas,
5 - Tenha cuidado ao acessar emails e sites não confiáveis. Não forneça dados como número do cartão de crédito ou informações pessoais ao acessar páginas que não apresentem protocolos de segurança padrão (como o endereço inicial https acompanhado do símbolo de um cadeado). Esta é uma das formas mais utilizadas para o roubo de senhas.
6 - Atualize seu computador. Faça varreduras periódicas em sua máquina com um antivírus para saber se existe algum programa invasor.
7 - Não deixe informações importantes em seu computador. Não armazene dados que possam ajudar a traçar seu perfil, como o histórico de buscas feitas no YouTube ou Google. Ao acessar  computadores de uso público, uma boa prática é utilizar o modo de navegação anônima do  Google Chrome a fim de não deixar rastros durante a utilização.
8 - Desconfie das janelas que fazem download automático de softwares. Geralmente, elas avisam que seu computador pode estar infectado e pedem o download de um software para protegê-lo de ameaças. O que fazer nestes casos? Feche a janela e não aperte nenhum botão que não seja o de encerramento da página.
9 - Tenha cuidado com o uso de softwares de compartilhamento de arquivos. É importante ter cuidado ao fazer o download de arquivos por meio destes serviços, pois o software malicioso pode estar dentro de um programa, álbum ou em um arquivo de filme.
10 - Instale filtros nos computadores acessados por crianças. Ao utilizar a ferramenta de busca do Google, por exemplo, os pais podem utilizar as ferramentas de segurança disponibilizadas que permitem controlar a atividade dos usuários na internet, como o Safe Search, que permite excluir sites de conteúdo erótico e elimina-los dos resultados de pesquisa.

Nenhum comentário: